Economia alemã vai perder 60 mil milhões em 2022, avisa ministro da Economia

  • ECO
  • 22 Setembro 2022

Ministro da Economia defende utilização total da política orçamental para preservar investimentos das empresas e das indústrias na sequência do disparo dos custos energéticos.

A substituição das importações de energia da Rússia vai custar um total de 160 mil milhões de euros à Alemanha até ao final de 2023. O montante corresponde ao montante de dois empréstimos da troika (78 mil milhões de euros) a Portugal e é consequência da guerra na Ucrânia, referiu o ministro da economia alemão, Robert Habeck.

Em 2022, a fatura energética da Alemanha vai disparar 60 mil milhões de euros; em 2023, o montante sobe para os 100 mil milhões de euros, segundo contas do ministro citadas pela Reuters. Considerando os altos valores da energia, o ministro reconheceu como preocupante a capacidade para as empresas e indústrias poderem investir nos próximos tempos. Robert Habeck assinalou, por isso, que a Alemanha tem de utilizar, na totalidade, a sua política orçamental para apoiar a economia.

Também nesta quinta-feira foi noticiado que o chanceler da Alemanha, Olaf Scholz, vai assinar, no fim de semana, um contrato de fornecimento de gás natural liquefeito junto dos Emirados Árabes Unidos.

A guerra na Ucrânia obrigou a Alemanha a alterar toda a sua estratégia de fornecimento de energia, depois do corte às importações de gás da Rússia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Economia alemã vai perder 60 mil milhões em 2022, avisa ministro da Economia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião