Mais de metade dos portugueses confiam nos media tradicionais
Portugal é dos países das Europa em mais confia nos media tradicionais. Os dados são do estudo Marco Research: Post Covid Consumer Behavior, desenvolvido pela agência em seis mercados,
Portugal é dos países das Europa em que mais se confia nos media tradicionais. De acordo com o estudo Marco Research: Post Covid Consumer Behavior, desenvolvido pela agência Marco — e que, na Europa, analisa Portugal, Reino Unido, França, Alemanha, Itália e Espanha –, 61% dos portugueses confiam nas notícias de televisão, a mesma percentagem que confia na rádio, enquanto 57% e 53% confiam nas notícias da imprensa escrita e online, respetivamente. A seguir a Portugal, Reino unido, Alemanha e França são os países nos quais a população mais confia na televisão, com Espanha e Itália já, ainda que por uma margem mínima, em terreno negativo no que toca a este indicador.
Portugal surge também na primeira posição na confiança em imprensa online, imprensa em papel e rádio. Nas redes sociais, o país ocupa a primeira posição no LinkedIn, com 22%. 18% dos portugueses confiam nas notícias partilhadas via WhatsApp, 17% via podcast, 14% via Instagram e Twitter respetivamente, e 12% nas publicadas no Facebook.
Apesar de os níveis de confiança nas redes sociais serem mais baixos do que nos media tradicionais, estas são uma das fontes de informação mais utilizadas. Para 65% dos portugueses, o WhatsApp é o canal consultado mais frequentemente para aceder a informação, seguido pelo Instagram (51%) e pelo Facebook (48%).
A televisão surge também com 65%, imprensa digital com 48% e a rádio com 47%. A imprensa escrita é apenas consultada por 9% dos portugueses, estando Portugal no fim da tabela quanto a este meio.
“Estas são conclusões chave uma vez que evidenciam como a paisagem mediática Portuguesa e Europeia se estão a adaptar às mudanças e como os media tradicionais se continuam a reinventar. Isto reflete-se no facto de serem as fontes de informação mais confiáveis pelos portugueses para informação de qualidade”, refere Diana Castilho, country & brands lead da Marco Lisboa, citada em comunicado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Mais de metade dos portugueses confiam nos media tradicionais
{{ noCommentsLabel }}