WTW: Índice de Risco Aeroportuário apresentado em Lisboa

  • ECO Seguros
  • 26 Setembro 2022

Lisboa foi a cidade escolhida para apresentar o ARI, o Índice de Risco Aeroportuário, no evento da WTW que juntou a Airport Risk Community (ARC).

A WTW e o Centro de Estudos de Risco da Universidade de Cambridge revelaram, em Lisboa, o recém-criado Índice de Risco Aeroportuário, originalmente, Airport Risk Index (ARI). A informação foi transmitida aos líderes do setor, a WTW Airport Risk Community, ou Comunidade de Risco Aeroportuário (ARC).

Nuno Arruda é o Head of Portugal da WTW.

Em comunicado, a WTW esclareceu que “os aeroportos do mundo serão capazes de introduzir novos métodos de definição de perfis de risco para provar, no futuro, o seu planeamento de resiliência, combinando análises históricas e preditivas, para determinar os níveis de probabilidade e o impacto da perturbação operacional na rentabilidade de um aeroporto“.

A conferência da comunidade ARC contou com o patrocínio de seguradoras líderes como a aeroespacial AIG; a Chubb Global Markets, seguradora de aviação e líder multiclasse; a Convexx, seguradora internacional de especialidade e resseguros, a companhia Global Aerospace e a Starr Consulting Services (SCS).

O encontro consistiu numa série de conferências orientadas para o esclarecimento de questões como os métodos de desenvolvimento do índice, a importância das perspetivas de desafio e as perceções do índice, assim como a apresentação da análise dos 110 dos aeroportos mais movimentados do mundo por volume de passageiros, e as 19 ameaças identificadas.

Nuno Arruda, Head of Portugal da WTW Portugal disse que “a solução hoje apresentada é mais um excelente exemplo do potencial das parcerias que estabelecemos com a comunidade científica e académica, como fontes de valor para os nossos clientes e para a sociedade em geral”.

John Rooley, CEO da Global Aerospace, justificou a necessidade do índice Airport Risk Index, ou ARI: “Em linha com a estratégia baseada em dados da WTW, estamos a impulsionar a mudança em todo o ecossistema da aviação. Este índice vai proporcionar novas perspetivas e desafiar a forma como a indústria mede e gere o risco“.

A WTW defende que, “através do ARI, os aeroportos poderão assegurar aos governos, reguladores, investidores, seguradoras e parceiros comerciais que têm uma compreensão renovada dos seus riscos e das estratégias de mitigação necessárias”.

O Dr. Trevor Maynard, Diretor de Investigação de Risco Sistémico do Centro de Estudos de Risco, da Cambridge Judge Business School, declarou que “o Centro de Estudos de Risco da Cambridge Judge Business School e a WTW colaboraram na criação deste índice, que capacitará os líderes do mundo da aviação a informar sobre a resiliência ao risco através de conhecimentos orientado por dados.

Hélène Galy, Diretora da Research Network da WTW, salientou o valor das parcerias baseadas na ciência que são o cerne do ARI: “a melhor forma de compreender o risco e promover a resiliência é através do trabalho em parceria e abraçando o talento de pessoas de todo o mundo. É aqui que o nosso investimento a longo prazo, em parcerias de investigação, se revela inestimável, trazendo a ciência mais recente até aos nossos clientes”.

O grupo de oradores incluiu ainda Thierry Ligonnière, Chief Executive Officer da ANA; Darren Porter Managing Director Aerospace WTW, Andrew Hall MBE Global Client Relationship Director WTW; Karen Larbey, Director of Strategy and Planning for Transportation Industry; Andreas Schäfer, Professor de Energia e Transportes no Instituto de Energia da UCL, University College London; Rachel Delhaise, Chefe de Sustentabilidade, Convex e Alex Rogers, Gestor de Seguros, Aeroporto de Gatwick Ltd.

 

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

WTW: Índice de Risco Aeroportuário apresentado em Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião