5 coisas que vão marcar o dia

Destaque para a publicação de novos dados sobre a avaliação das casas e sobre os empréstimos e depósitos bancários. Novos administradores do Banco de Portugal são ouvidos no Parlamento.

Esta terça-feira há duas grandes conferências sobre economia e turismo em Lisboa, estão agendadas audições parlamentares com os novos administradores do Banco de Portugal e há ainda a divulgação de dados relevantes sobre a avaliação das casas e relativas aos empréstimos e depósitos bancários.

Conferência sobre “impacto da nova ordem mundial na economia europeia”

A partir das 8h30, o CCB, em Lisboa, recebe uma conferência sobre o impacto da nova ordem mundial na economia europeia. Entre os decisores, gestores e especialistas na agenda estão Mário Centeno (Banco de Portugal), Carlos Moedas (Câmara de Lisboa); Álvaro Santos Pereira (OCDE), Vítor Bento (APB), Isabel Ucha (Euronext), João Moreira Rato (Banco CTT) ou Nazaré Costa Cabral (Conselho das Finanças Públicas). Um evento promovido pelo ECO com o apoio da PLMJ, Morais Leitão e VdA.

Cimeira do Turismo em Lisboa

Esta terça-feira realiza-se também a VI Cimeira do Turismo Português no auditório da Fundação Champalimaud, em Lisboa. Entre as presenças confirmadas estão o Presidente da República, Marcelo de Rebelo de Sousa, o primeiro-ministro, António Costa, os ministros das Finanças, da Economia e do Trabalho, ou os presidentes executivos da TAP, da Brisa e do BCP.

Audição parlamentar a novos administradores do BdP

A Comissão de Orçamento e Finanças vai realizar audições parlamentares com três elementos indigitados para a administração do Banco de Portugal, a partir das 9h30. É o caso de Rui Miguel Correia Pinto e de Francisca Guedes de Oliveira, ambos para o cargo de administradores; e de Luís Máximo dos Santos para a função de vice-governador do banco central.

Novo recorde na avaliação das casas?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica o Inquérito à Avaliação Bancária na Habitação relativo a agosto. Em julho, o valor mediano de avaliação bancária subiu pelo 11º mês consecutivo, para um novo máximo histórico de 1.417 euros por metro quadrado, um aumento homólogo de 16,1% e mais 10 euros do que no mês anterior. Esta manhã, o INE divulga ainda as Estatísticas da Inovação relativas a 2020.

Novos dados sobre empréstimos e depósitos bancários

O Banco de Portugal divulga esta terça-feira as estatísticas de empréstimos e depósitos bancários de empresas e particulares atualizadas para agosto de 2022. Na última publicação, relativa ao mês anterior, os dados do departamento de estatísticas do banco central mostraram que o stock de empréstimos aos particulares para habitação e consumo aumentaram 4,8% e 5,5%, respetivamente, em termos homólogos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião