“Metade dos portugueses que nascem hoje ultrapassará os 100 anos de vida”

  • ECO Seguros
  • 28 Setembro 2022

Longevidade e reformas foi tema de uma conferência organizada pela ASF para entregar os primeiros prémios ASF de investigação. Uma vida longa está assegurada falta a qualidade e finanças.

Margarida Corrêa de Aguiar prometeu a continuidade dos Prémios Investigação ASF e anotou dados que considerou interessantes para a Supervisão do setor.

A Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Pensões (ASF) entregou o “Prémio Investigação ASF” aos vencedores da 1.ª edição. A sessão de entrega do Prémio iniciou-se com uma introdução de Margarida Corrêa de Aguiar, presidente da ASF, seguindo-se a entrega de prémios e a Conferência “A longevidade e a poupança para a reforma”, na qual especialistas em áreas cruciais para o tema da longevidade dos portugueses, da qualidade dessa vida longa e da sustentabilidade financeira na parte final da vida explicaram as realidades que o país enfrenta para dar resposta a esses desafios.

Debatendo Longevidade e poupanças: Sandra Maximiano, Paulo Neto, Maria João Valente Rosa e Hugo Borginho.

A Conferência foi moderada por Hugo Borginho, Diretor do Departamento de Análise de Riscos e Solvência da ASF, e participaram os docentes universitários Maria João Valente Rosa, especialista em Demografia, Paulo Neto, especialista em Políticas Públicas e Sandra Maximiano, especialista em Economia Pública e Bem-estar.

A conferência pode ser vista integralmente aqui.

Prémios ASF distinguem investigação académica

Rui Leão Martinho, presidente do júri dos prémios ASF, revelou que foram apresentados 12 trabalhos, que qualificou “de assinalável qualidade e provenientes de diversas áreas científicas”, tendo o júri decidido atribuir o Prémio de Investigação ASF 2021 /2022, ex aequo, aos trabalhos Longevity – linked life annuities: the Portuguese Experience, da autoria de Ana Catarina Amorim, e Saving for retirement through consumption: an application for Portugal, de Roberto Carcache Flores, Abraham Hernandez Pacheco e Ana Margarida Ramos.

O Júri da edição 2021, dedicada à área “Economia, Matemática e Tecnologia,” para além de Rui Martinho, foi constituído por João Andrade e Silva, do ISEG – Lisbon School of Economics and Management, Manuel Esquível, da Universidade Nova de Lisboa, José Veiga Sarmento, profissional do setor dos Fundos de Pensões e Paulo Bracons, profissional do setor dos Seguros.

Rui Leão Martinho e Margarida Corrêa de Aguiar com a premiada Ana Catarina Amorim.

O trabalho Longevity-linked life annuities: the Portuguese Experience, aborda a temática das rendas vitalícias indexadas à longevidade, segundo o júri “matéria de grande interesse e relevância para o setor segurador”, propondo a utilização deste tipo de rendas face às frequentes alterações de esperança de vida.

Ana Margarida Ramos e Abraham Hernandez Pacheco receberam o Prémio também em nome de Roberto Carcache Flores.

Saving for retirement through consumption: an application for Portugal, co-premiado nesta primeira edição, “aborda de forma inovadora um problema essencial da sociedade portuguesa – a poupança para a reforma, através de um novo método, via consumo -, propondo uma solução concreta para esta premente questão, e que já tem sido implementada com resultados significativos em vários países”, refere a ASF.

O Júri decidiu ainda atribuir uma Menção Honrosa ao trabalho de Raquel Ramos intitulado Modelação em SAS dos fulfilment cash flows e implementação do teste de operosidade no âmbito da Nova Norma de Relato Financeiro IFRS 17, obra resultante de uma parceria entre a Academia e o Mercado Segurador, e que foi distinguida “pela sua qualidade, atualidade e interesse para a Atividade”.

A supervisora dos seguros e dos fundos de pensões decidiu instituir o “Prémio Investigação ASF”, no valor de 7500 euros, no sentido de incentivar a produção de trabalhos de investigação científica de elevado valor para o desenvolvimento dos mercados nacionais dos seguros e dos fundos de pensões. Em cada edição, o Prémio versará alternadamente sobre as áreas “Economia, Matemática e Tecnologia” e “Direito e Humanidades”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Metade dos portugueses que nascem hoje ultrapassará os 100 anos de vida”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião