Apoio dos países ricos às empresas pode quebrar “unidade” da UE, avisa Órban

  • Lusa
  • 3 Outubro 2022

“Este é o início do canibalismo na UE. Bruxelas deveria fazer algo a respeito”, disse Órban, lembrando que a Alemanha planeia apoiar as suas empresas para resgatá-las da crise.

O primeiro-ministro da Hungria, Viktor Órban, afirmou esta segunda-feira que os pacotes de ajuda às empresas dos países europeus mais ricos podem quebrar “a unidade da União Europeia (UE)”, criticando o plano de apoio da Alemanha. “Este é o início do canibalismo na UE. Bruxelas deveria fazer algo a respeito”, disse Órban, lembrando que a Alemanha planeia apoiar as suas empresas com “milhares de milhões de euros, para resgatá-las da atual crise energética”.

De acordo com o líder ultranacionalista húngaro, não existe uma solução comum na UE para apoiar as empresas afetadas pelas consequências financeiras das sanções contra a Rússia. “Os ricos vão apoiar as suas empresas com enormes quantias, enquanto os pobres não o poderão fazer”, enfatizou Órban, que acredita que esta situação “poderia partir a unidade da UE”.

O Governo alemão anunciou no final de setembro que vai investir 200 mil milhões de euros na redução dos preços da energia para os consumidores. Orbán, considerado o melhor aliado na UE do Presidente russo, Vladimir Putin, criticou repetidamente as sanções contra Moscovo pela guerra na Ucrânia, salientando que geraram a atual crise energética.

O Governo húngaro está atualmente a preparar várias reformas legais para impedir que Bruxelas bloqueie o desembolso de 7.500 milhões de euros de fundos comunitários. Na semana passada, a Comissão Europeia pediu essa quantia pelas contínuas violações dos princípios do Estado de direito na Hungria, especialmente no combate à corrupção e à fraude nos procedimentos de contratação pública.

A Hungria é um dos maiores beneficiários dos fundos regionais da UE, com mais de 22,5 mil milhões de euros atribuídos ao abrigo da Política de Coesão até 2027.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Apoio dos países ricos às empresas pode quebrar “unidade” da UE, avisa Órban

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião