Lula e Bolsonaro vão para a segunda volta das presidenciais

  • ECO
  • 3 Outubro 2022

Lula da Silva e Jair Bolsonaro ficaram aquém dos 50% dos votos e por isso os brasileiros vão outra vez a votos no próximo dia 30 de outubro.

Os eleitores brasileiros vão ser chamados a votar outra vez no próximo dia 30 de outubro, na segunda volta das presidenciais. Com 99,68% dos votos apurados, Lula da Silva está à frente nas eleições, mas com cerca de 48,35% dos votos, o que impediu uma decisão à primeira volta, que exigia 50% mais um voto. Jair Bolsonaro, o atual presidente, tem 43,27% dos votos.

Em terceiro lugar, mas com apenas 4,17% dos votos, ficou a candidata Simone Tebet, enquanto o candidato Ciro Gomes ficou foi o quarto mais votado, com 3,05%. Soraya Tronicke (0,51% dos votos), Luís Felipe D’Ávila (0,47%), Padre Kelmon (0,07%), Leonardo Péricles (0,05%), Sofia Manzano (0,04%), Vera Lúcia (0,02%) e Eymael (0,01%) foram os restantes candidatos das eleições gerais de domingo.

Os mais de 156 milhões de eleitores foram chamados este domingo às secções de voto até às 17h00 de Brasília (21h00 em Lisboa), nas 577.125 urnas eletrónicas espalhadas por 5.570 cidades do país.

O ex-Presidente mostrou-se confiante numa vitória nas eleições brasileiras e disse que a segunda volta será apenas uma “prorrogação”. “Sempre achei que iríamos ganhar as eleições e vamos ganhar as eleições. Isto para nós é apenas uma prorrogação“, afirmou numa conferência de imprensa em São Paulo após a divulgação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que indicou uma disputa entre ele e o atual Presidente, Jair Bolsonaro.

Lula da Silva disse acreditar que nada acontece por acaso e afirmou que durante toda a campanha esteve à frente nas sondagens. “Para desgraça de alguns tenho mais 30 dias para ir para a rua. Adoro fazer campanha, adoro fazer comício” e “vai ser importante porque será a chance de fazermos um debate com o Presidente da República. Acho que é uma segunda chance que o Bolsonaro me dá”, afirmou, adotando um tom confiante.

“A luta continua até à vitória final”, acrescentou, recomendando aos apoiantes, entre sorrisos, a data da segunda volta: “É dia 30, não esqueçam”.

Já o Presidente brasileiro, em declarações aos jornalistas, sublinhou que venceu a “mentira” das sondagens que o colocavam apenas com 36% nas intenções de voto e Lula da Silva com a possibilidade de uma vitória na primeira volta. “Vencemos a mentira hoje” do Datafolha, disse no Palácio da Alvorada, referindo-se ao instituto de sondagens.

“Temos um segundo turno [volta] pela frente”, frisou, acrescentando que o objetivo passa agora por procurar virar o estado de Minas Gerais, que perdeu por pouco para Lula, e diminuir a desvantagem para o estado da Bahia. O foco agora, disse, passará por mostrar à população que os planos políticos de Lula da Silva “podem ser piores” e transformar o país “numa Venezuela”.

Entendo que há uma vontade de mudar. Mas há certas mudanças que podem virar para o pior. Tentámos mostrar esse outro lado, mas parece que não atingiu a camada mais importante”, refletiu.

Bolsonaro evitou, contudo, falar sobre suspeitas de fraude eleitoral nas urnas eletrónicas, uma acusação insistente do candidato e atual chefe de Estado.

(Notícia atualizada com os resultados mais recentes e com as declarações dos candidatos que passaram à segunda volta)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lula e Bolsonaro vão para a segunda volta das presidenciais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião