Preços do petróleo disparam 5% e estão cada vez mais perto dos 100 dólares

OPEP+ vai reunir-se esta quarta-feira e deverá decidir um corte de um milhão de barris de petróleo por dia. Analista acreditam que ouro negro regresse em breve aos 100 dólares.

Os preços do petróleo estão a disparar mais de 5% esta segunda-feira, com os investidores à espera da reunião da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e Aliados (OPEP+), que vai acontecer esta quarta-feira, e onde deverá ser decidido o maior corte na produção de ouro negro desde a pandemia. Analistas esperam que matéria-prima chegue novamente aos 100 dólares em breve.

Os preços do ouro negro abriram a semana a subir mais de 3% e a tendência tem continuado. O barril de Brent, cotado em Londres e que serve de referência às importações nacionais, está a valorizar 4,67% para 89,12 dólares, enquanto o WTI, cotado em Nova Iorque, sobe 5,65% para 83,98 dólares.

Este desempenho acontece dois dias antes da reunião da OPEP+, com os mercados à espera que seja decidido o maior corte de produção da matéria-prima desde a pandemia, avança a Reuters. A redução deverá ser de um milhão de barris por dia.

“Os membros da OPEP não irão à Áustria pela primeira vez em dois anos para não fazer nada. Portanto, haverá um corte de certa maneira histórico“, diz Dan Pickering, CIO da Pickering Energy Partners, citado pela CNBC. No entanto, Pickering espera que o número real de barris a sair do mercado provavelmente seja de cerca de 500 mil, o que “será suficiente para sustentar o mercado no curto prazo”.

Stephen Brennock, analista sénior da PVM Oil Associates, acredita que possa haver algum potencial para uma subida nos preços do petróleo após as perdas acentuadas de setembro. “Um aumento adicional na atividade comercial, juntamente com o aperto dos fundamentos do petróleo de curto prazo, poderia empurrar os preços do petróleo de volta para os 100 dólares por barril“, diz Brennock.

Os analistas do Goldman Sachs, citados pela CNBC, antecipam que o Brent atinja três dígitos nos próximos três meses, antes de subir para os 105 dólares por barril num horizonte de seis meses. O banco de investimento dos Estados Unidos espera que o WTI salte para os 95 dólares por volta do final do ano, antes de atingir os 100 dólares 100 nos próximos seis meses.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços do petróleo disparam 5% e estão cada vez mais perto dos 100 dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião