Preço do gás natural cai quase 3% com remessas da Noruega

Desempenho acontece numa altura em que a recuperação no fornecimento norueguês ajuda a aliviar as preocupações sobre o fornecimento russo.

O contrato Dutch TTF Gas para entrega em novembro está esta manhã a cair 2,6% para 6,59 euros por MWh, acumulando uma queda de 6% nos últimos cinco dias. Este desempenho acontece numa altura em que a recuperação no fornecimento norueguês ajuda a aliviar as preocupações sobre o fornecimento russo após a decisão da Gazprom de cortar as entregas de gás para Itália.

Evolução do preço do gás natural desde abril.

No sábado, o grupo de energia Eni, o maior importador de gás russo para Itália, disse que o fornecimento de gás russo através do ponto de entrada de Tarvisio passaria para zero este fim de semana, com a Gazprom a culpar as mudanças regulatórias na Áustria. A situação deve manter-se assim até 4 de outubro.

“A forte recuperação da oferta norueguesa ajudou a aliviar as preocupações com a oferta russa”, disseram analistas da EnergyScan, da Engie, citados pela imprensa internacional.

Analistas do banco de investimento Jeffries disseram que a decisão de cortar as entregas de gás para Itália reduz o saldo de gás da Europa em mais quatro mil milhões de metros cúbicos este inverno e cerca de oito mil milhões de metros cúbicos em 2023.

“A Europa ainda pode passar um inverno normal, dado o alto nível de stock de gás. No entanto, 2023 parece cada vez mais desafiante“, refere o mesmo relatório.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preço do gás natural cai quase 3% com remessas da Noruega

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião