.PT inaugura nova sede: a casa da internet portuguesa

Entre as iniciativas previstas para a nova sede destacam-se a criação da Academia .PT, bem como do .PT 360 – Innovation Center.

O .PT, entidade responsável pela gestão do domínio de topo português, inaugura, esta segunda-feira, a sua nova sede, no dia em que celebra 31 anos do primeiro domínio registado em .pt: dns.pt. O edifício Barra Barra (//) pretende ser a casa da internet portuguesa e um hub tecnológico aberto à comunidade, com vista ao desenvolvimento de projetos e ideias inovadoras, em particular no domínio da capacitação digital.

“Em 30 anos, esta é a primeira sede património próprio do .PT. Além de ser um momento marcante na nossa história e que muito nos orgulha, trata-se de uma oportunidade para acolher todos os projetos do ecossistema digital liderado pelo .PT, parceiros e restantes stakeholders, assente numa visão aberta para um modelo de trabalho mais dinâmico, diverso e inclusivo”, refere Luísa Ribeiro Lopes, presidente do Conselho diretivo do .PT.

Construída para funcionar como um verdadeiro espaço digital, o edifício disponibiliza um conjunto de infraestruturas, que privilegiam a aquisição e o reforço de competências digitais e a implementação de projetos ligados à inovação, destinadas tanto aos colaboradores do .PT como a pessoas ou entidades externas.

Entre as iniciativas previstas para a nova sede destacam-se a criação da Academia .PT, que dá corpo ao conceito de hub digital e permitirá um conjunto de sessões de formação em torno de temas que incidam sobre a atividade do .PT, bem como do .PT 360 – Innovation Center, com vista a promover a inovação tecnológica, através do apoio ao desenvolvimento de novas ideias e modelos de negócio, a experimentação de projetos e a capacitação de pessoas e organizações na digitalização.

As competências digitais e as tecnologias emergentes serão as áreas prioritárias deste centro de inovação, com especial foco na inteligência artificial, big data, cibersegurança, identidade digital, e-commerce e no futuro da internet.

O edifício Barra Barra localiza-se no número 29 da Rua Eça de Queiroz junto ao Marquês de Pombal e compreende um total de 700 metros quadrados, distribuídos por três pisos, contando com um auditório, com capacidade para 50 pessoas em plateia, aberto à comunidade. O projeto de arquitetura ficou a cargo do atelier Miguel Amado Arquitetos.

A inauguração oficial da nova sede do .PT decorre às 17h desta segunda-feira e conta com a participação do secretário de Estado da Digitalização e da Modernização Administrativa, Mário Campolargo.

Percorra a fotogaleria para conhecer as instalações da ‘casa’ do .PT:

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

.PT inaugura nova sede: a casa da internet portuguesa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião