DGS prevê subida de casos de Covid-19 no inverno, mas com “baixo impacto” no SNS

  • ECO
  • 4 Outubro 2022

Apesar de prever um maior número de contágios com SARS-CoV-2 no inverno, Graça Freitas considera que a população "está pronta" para medidas como o fim do isolamento obrigatório de casos positivos.

A diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, admitiu esta terça-feira que se prevê que o número de casos de Covid-19 aumente no inverno, ainda que com um “baixo impacto” no Serviço Nacional de Saúde, noticia a TSF (acesso livre). Porém, ressalva que “se houver algum sinal de alerta” a DGS está disponível “para rever a estratégia em curso”.

Segundo Graça Freitas, a vacinação contra o coronavírus “tem permitido controlar a doença para níveis aceitáveis”, pelo que é possível confiar na “capacidade das pessoas de gerir a sua situação clínica e a sua vida social” depois de o Governo ter decretado o fim da obrigatoriedade de isolamento para casos positivos. “A sociedade está pronta para este tipo de medidas”, defende.

Lembrando que a população tem “uma obrigação social de proteger os mais vulneráveis e os outros” em relação às doenças que se transmitem, a responsável da DGS aponta que, “de acordo com a sua condição de doença, as pessoas devem decidir elas próprias se ficam mais isoladas”. Caso contrário, aconselha a que limitem o contacto com pessoas mais vulneráveis e recorram ao uso de máscara e a medidas de etiqueta respiratória.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

DGS prevê subida de casos de Covid-19 no inverno, mas com “baixo impacto” no SNS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião