Portugal teve segunda maior quebra nos preços na produção industrial na UE

Na variação mensal, Portugal foi um dos três países que registaram quedas nos preços na produção industrial. Na comparação homóloga, preços aumentaram mais de 40% na UE.

Os preços na produção industrial continuam a subir no Velho Continente, tendo avançado 5% na área do euro e 4,9% na União Europeia (UE) em agosto, face ao mês anterior. Portugal é um dos três países que contraria a tendência, registando a segunda maior quebra nos preços em agosto, de acordo com os dados divulgados pelo Eurostat esta terça-feira. Se a comparação for feita com agosto do ano passado, os preços dispararam mais de 40%.

Na variação em cadeia, destaca-se o aumento nos preços do produtor industrial na Zona Euro no setor da energia, que foi de 11,8% face a julho de 2022. A subida foi de 0,8% para bens de consumo não duráveis, 0,4% para bens de capital, 0,3% para bens de consumo duráveis e de 0,1% para bens intermediários. Excluindo a energia, os preços no total da indústria aumentaram 0,3% (o mesmo na UE).

Olhando para os países, os maiores aumentos mensais dos preços na produção industrial foram registados na Irlanda (+28,4%), Bulgária (+12,5%) e Hungria (+10,6%), enquanto os únicos decréscimos foram observados no Luxemburgo (-1,8%), Portugal (-0,6%) e República Checa (-0,1%).

Já na comparação homóloga, os preços na produção industrial aumentam cerca de 43% tanto na Zona Euro como na UE, tendo disparado face a agosto de 2021. Os preços no setor industrial mais do que duplicaram, ao subir cerca de 116% num ano.

Quando se compara com o mesmo período do ano anterior, todos os países observaram subidas nos preços na produção industrial em agosto. As mais altas foram na Irlanda (+97,4%), Roménia (+70,9%) e Bulgária (+68,3%). Já em Portugal os preços aumentaram 21,6% em relação a agosto de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal teve segunda maior quebra nos preços na produção industrial na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião