APS: “Seguros e sustentabilidade são parceiros de longo prazo”
O presidente da associação dos seguradores salientou, em intervenção na semana do investidor, a visão que governos e empresas devem estar alinhados nas preocupações ESG. Os seguros já estão, diz.
José Galamba de Oliveira, presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, focou a familiaridade entre os seguros e o desenvolvimento, desafiando Governo e Empresas e estarem articulados num objetivo comum dos critérios ESG ((Environmental, Social and Governance) e dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, promovidos pela ONU). O presidente da APS falava num webinar realizado pela associação durante a World Investor Week (Semana Mundial do Investidor) é uma iniciativa global promovida pela IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores) e com o objetivo de sensibilizar e alertar para a importância da educação financeira e da proteção dos investidores e no qual a CMVM tem parte ativa.
A contribuição da APS contou com uma intervenção contou com uma intervenção principal de John Scott, Head of Sustainability Risk, Zurich Insurance Group, que situou o tema e o histórico das questões da sustentabilidade na vida geral e de como as seguradoras devem ser ativas nas preocupações por motivos que vão além das responsabilidades sociais e de negócio.
Uma mesa redonda moderada por Luis Malcato, conselheiro económico e financeiro da associação, juntou remotamente Doris Pöpplein, Senior Sustainability Analyst da resseguradora Swiss Re e presencialmente Linghzi Yu membro do Comité de Investimentos da seguradora Fidelidade e Susana Mayer, Responsável de Marketing Estratégico da Tranquilidade/Generali.
Focou as características principais dos critérios ESG na seleção dos investimentos, na subscrição de riscos e na estratégia e governação das empresas de seguros, devendo todas estas preocupações serem transversais a todas as empresas. Susana Mayer referiu que a “sustentabilidade deve ter um guardião, mas responsáveis são todos os colaboradores da empresas”.
O webinar pode ser visto aqui:
A Semana Mundial do Investidor, que conta o Alto Patrocínio do Presidente da Républica, realizou-se pelo sexto ano consecutivo, em mais de 100 jurisdições, que representam os seis continentes.
“Após o alcance e impacto das edições anteriores”, a CMVM associou-se novamente à World Investor Week. Com treze parceiros foram realizadas iniciativas que abordaram temas relacionados com princípios básicos de investimento, poupança e inovação financeira, confiança dos investidores, ética atingindo um público-alvo diversificado.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
APS: “Seguros e sustentabilidade são parceiros de longo prazo”
{{ noCommentsLabel }}