Mais 188 mil com seguro de saúde mas prémio médio baixa 1,8%

  • ECO Seguros
  • 12 Outubro 2022

Pessoas com seguro de saúde já passam 3,2 milhões mas o prémio médio por pessoa segura baixou para 27,6 euros por mês. Custos com sinistros aumentam 10%.

O número de pessoas com seguros de saúde em Portugal atingiu 3.200.914 no final de junho revelam dados da Associação Portuguesa de Seguradores, que representa companhias com mais de 99% do mercado. O relatório Indicadores de Gestão – Saúde, relativo ao primeiro semestre deste ano, demonstra que nos últimos 12 meses o número de pessoas seguras aumentou cerca de 188 mil.

Em relação ao preço médio no fim de cada período registou-se uma descida do preço dos prémios per capita. Nos primeiros 6 meses de 2022 o preço médio anual por pessoa foi de 331,51 euros, 27,6 euros por mês, enquanto em igual período de 2021 tinha sido de 337, 62 euros, 28,1 euros por mês.

Em termos globais e já com dados acumulados de janeiro a agosto deste ano, publicados pela APS, a venda de seguros de saúde cresceu 10,7% em relação ao mesmo período do ano passado enquanto o total de vendas de seguros dos ramos Não Vida subiram apenas 6,3%.

Incluindo a inflação, que passa a ser um dado relevante face aos últimos dados disponíveis, os ramos Não Vida acusaram uma quebra real de 0,5% enquanto o ramo saúde aumentou em volume 3,6%.

Já quanto a sinistros, nos oito primeiros meses deste ano as seguradoras realizaram pagamentos a segurados de saúde no valor de 528 milhões de euros, mais 10,3% que no mesmo período de 2021.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais 188 mil com seguro de saúde mas prémio médio baixa 1,8%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião