Mais de 60% dos “vistos gold” estão caducados

  • ECO
  • 13 Outubro 2022

SEF garante que documentos estão válidos até 31 de dezembro, mas detentores queixam-se que documentos não são aceites nos aeroportos internacionais e não conseguem proceder à renovação.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem 19 mil pedidos pendentes de renovação de “vistos gold”. É mais de 60% do total, avança o Público.

A renovação é obrigatória de dois em dois anos, sendo que o SEF esclarece que “a admissibilidade dos documentos e vistos relativos à permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional foi prorrogada até 31 de dezembro de 2022”. Mas os documentos caducados não são aceites nos aeroportos internacionais e alguns titulares estão impedidos de entrar ou sair do país.

Durante este ano, o SEF já abriu cerca de sete mil vagas para renovação destas autorizações de residência, mas cerca de duas mil vagas ficaram por ocupar, estando prevista nova abertura até ao final de 2022. O SEF explica que, como a maioria dos detentores de “vistos gold” não reside em Portugal, estes nem sempre conseguem apresentar-se no dia agendado. Reconhece ainda que os agendamentos nem sempre são feitos com a devida antecedência.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mais de 60% dos “vistos gold” estão caducados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião