Portagens nas pontes sobre o Tejo vão subir mais de 9% em janeiro se não houver travão do Governo

Lusoponte é a única concessionária que propõe atualização das taxas de portagem com base na inflação de setembro. Aumento pode ser menor caso haja intervenção do Governo.

É oficial. Se não houver intervenção do Governo, as portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama vão aumentar 9,3% a partir de 1 de janeiro de 2023. A Lusoponte, a concessionária das duas pontes sobre o rio Tejo em Lisboa, irá propor ao Governo as subidas nas tarifas a partir do taxa de inflação homóloga registada em setembro, que foi divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística.

Nas restantes concessionárias de autoestradas, a proposta de subida das tarifas de portagem depende do índice homólogo de preços no consumidor registado em outubro, excluindo habitação, que será confirmado em 11 de novembro pelo INE.

Na ponte 25 de Abril, os veículos da classe 1 poderão pagar mais 20 cêntimos de portagem, para 2,10 euros a partir de janeiro. Na ponte Vasco da Gama, a subida é de 25 cêntimos, para 3,15 euros, segundo as contas feitas pelo ECO. Nas tarifas de portagem, os aumentos são feitos em múltiplos de cinco cêntimos.

Na ponte 25 de abril, motociclos pagam classe 5 se tiverem ViaCard ou Via Verde. Caso contrário, pagam o valor da classe 1

Após a apresentação da proposta das concessionárias, o Governo poderá interceder neste tema e limitar os aumentos. As gestoras de autoestradas poderão negociar, mas deverão exigir compensações, como o prolongamento dos contratos de concessão, segundo o Jornal de Negócios.

O presidente executivo da Brisa, António Pires de Lima, também alertou para a situação, no final de julho. “As portagens estão diretamente relacionadas com a inflação, é o indicador de inflação em outubro que vai determinar o valor das portagens, portanto, deverão aumentar e com algum significado no próximo ano, a não ser que o Estado mostre abertura para encontrar mecanismos que compense a Brisa desse aumento e o possa diluir no tempo, ou inclui-lo no grupo de trabalho de renegociação da concessão”, referiu o líder da maior concessionária de autoestradas do país.

Descontos nas pontes

Utilizar o sistema ViaCard ou a Via Verde pode ajudar a baixar as contas com as portagens nestas pontes.

Na ponte 25 de Abril, a redução de preços com o ViaCard varia conforme o número de utilizações: de 1 a 12 passagens, o desconto é de 10%; de 13 a 70 passagens, o desconto é de 70%; quem atravessar a ponte 71 ou mais vezes num mês não paga portagens sobre essas utilizações. Com o sistema Via Verde, aplicam-se os mesmos descontos de 13 a 70 passagens e para quem atravessar a ponte 71 ou mais vezes.

Se tiver um veículo elétrico ou um híbrido plug-in (ViaCard Eco), o desconto é de 15% para 1 a 12 passagens por mês e de 80% para 13 a 70 passagens por mês.

Na ponte Vasco da Gama apenas aplicam-se os descontos da ViaCard, que dependem do horário: se usar a ponte das 7h às 10 nos dias úteis, a redução é de 5%; se usar a travessia fora desse período, o desconto é de 10%. Quem tiver um veículo elétrico ou híbrido plug-in tem o dobro dos descontos com o ViaCard Eco: 10% nos dias úteis das 7h às 10h; 20% noutros horários.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portagens nas pontes sobre o Tejo vão subir mais de 9% em janeiro se não houver travão do Governo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião