INE confirma que inflação acelerou para 9,3% em setembro. É a mais elevada desde 1992

A taxa de inflação em Portugal acelerou para 9,3% em setembro, confirmou esta quinta-feira o INE. É o valor mais elevado desde outubro de 1992, ou seja, em quase 30 anos.

A taxa de inflação homóloga em Portugal acelerou para 9,3% em setembro, confirmou esta quinta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE), que manteve o valor da estimativa feita no final do mês passado.

Trata-se de uma aceleração de 0,4 pontos percentuais face agosto e a taxa mais elevada desde outubro de 1992 — ou seja, em quase 30 anos. Já na comparação com agosto, o índice aumentou 1,2% (-0,3% no mês precedente e 0,9% em setembro de 2021). O INE dá ainda conta de que a variação média nos últimos 12 meses foi de 6% (contra 5,3% em agosto).

De sublinhar, que perante estes dados, se não houver intervenção do Governo, as portagens nas pontes 25 de Abril e Vasco da Gama vão aumentar 9,3% a partir de 1 de janeiro de 2023, noticiou o ECO esta quinta-feira.

No que toca ao indicador de inflação subjacente, que exclui os produtos alimentares não transformados e energéticos, este “manteve a tendência de subida dos meses anteriores“, tendo registado uma variação de 6,9%, face a igual período de 2021, (contra os 6,5% registados em agosto). É o valor mais elevado desde fevereiro de 1994, ou seja em mais de 28 anos.

Evolução do IPC desde setembro de 2018 até setembro de 2022

A impulsionar a escalada de preços continuam os produtos energéticos, que, segundo o INE, registaram uma taxa de variação homóloga de 22,2%, o que representa uma quebra de 1,8 pontos percentuais face a agosto. Já o “índice referente aos produtos alimentares não transformados apresentou uma variação de 16,9% (15,4% em agosto)”, lê-se.

No que toca ao índice harmonizado de preços no consumidor (IHPC), que permite a comparação a nível europeu, acelerou para 9,8% em termos homólogos, o que representa um aumento de 0,5 pontos percentuais face ao mês anterior (quando atingiu os 9,3%), mas “inferior em 0,2 pontos percentuais ao valor estimado pelo Eurostat para a área do Euro”

(Notícia atualizada pela última vez às 11h29)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

INE confirma que inflação acelerou para 9,3% em setembro. É a mais elevada desde 1992

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião