Hoje nas notícias: “Vistos gold”, reformados e pensões

  • ECO
  • 13 Outubro 2022

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem 19 mil pedidos pendentes de renovação do “visto gold”, ou mais de 60% do total. Idade média dos novos reformados por velhice na Segurança Social subiu para 65 anos e meio. Conheça estas e outras notícias em destaque esta quinta-feira.

Mais de 60% dos “vistos gold” estão caducados e aguardam renovação

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem 19 mil pedidos pendentes de renovação de “vistos gold”, ou mais de 60% do total. A renovação é obrigatória de dois em dois anos, sendo que o SEF esclarece que “a admissibilidade dos documentos e vistos relativos à permanência de cidadãos estrangeiros em território nacional foi prorrogada até 31 de dezembro de 2022”. Mas os documentos caducados não são aceites nos aeroportos internacionais e alguns titulares estão impedidos de entrar ou sair do país.

Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado).

Idade média dos novos reformados subiu para 65 anos e meio em 2021

A idade média dos novos reformados de velhice na Segurança Social subiu para 65 anos e meio em 2021, aumentando efetivamente dois anos em dez, num período onde as pensões antecipadas caíram 31%. Segundo o relatório sobre a sustentabilidade financeira da Segurança Social, a redução da esperança média de vida verificada durante a pandemia vai recuar a idade média de reforma no próximo ano para 66 anos e quatro meses, face aos 66 anos e seis meses em 2021.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Alguns balcões dos CTT falham pagamentos de pensões por falta de dinheiro

Alguns balcões dos CTT não conseguiram realizar na terça-feira o pagamento da pensão regular mais o subsídio extraordinário no valor de meia pensão devido a falta de dinheiro. Fonte oficial dos CTT confirmou que “foram verificados constrangimentos pontuais e inesperados na disponibilidade do pagamento de subsídios em alguns balcões CTT”, pelo que lamentou a perturbação. A situação já terá sido resolvida.

Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (acesso pago).

Banco polaco do BCP “não prevê necessidade de apoio”

O polaco Bank Millennium, que é maioritariamente detido pelo BCP, não prevê a necessidade de mais capital dos acionistas, mesmo se o Tribunal de Justiça da União Europeia decidir a favor dos clientes com créditos emitidos em francos suíços. Assim, o banco coloca de parte um cenário de emissão de ações, enquanto o português BCP optou por não comentar o caso ao Negócios. As provisões superam os mil milhões de euros até setembro.

Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago).

Campos e Cunha vê Orçamento retificativo ou suplementar a surgir “a meio do ano”

Luís Campos e Cunha, ex-ministro das Finanças de José Sócrates, “não ficaria surpreendido” se o Governo tivesse de apresentar um Orçamento retificativo ou suplementar “a meio do ano”, devido ao contexto de incerteza em que a proposta para 2023, conhecida esta semana, foi construída. O professor universitário diz ainda que o documento apresentado por Fernando Medina na segunda-feira é “um Orçamento claramente de austeridade”.

Leia a entrevista completa na Renascença (acesso livre).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: “Vistos gold”, reformados e pensões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião