Prémio revelação da Ageas e Teatro D. Maria II foi para designer de luz

  • ECO Seguros
  • 15 Outubro 2022

O prémio que distingue artistas até aos 30 anos de idade foi atribuído à designer de luz Cárin Geada. Foi a 3ª edição desta iniciativa do grupo segurador e do teatro nacional.

A designer de luz Cárin Geada venceu a 3ª edição do Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II, um galardão anual “que pretende reconhecer e promover os talentos emergentes no panorama teatral, motivando jovens a desenvolverem o seu percurso profissional neste setor”.

Prémio para arte antes dos 30 anos. Cárin Geada recebeu a distinção entregue por Rui Catarino, Presidente do Conselho de Administração do Teatro Nacional D. Maria II, Pedro Adão e Silva, Ministro da Cultura e Pedro António, membro da Comissão Executiva do Grupo Ageas Portugal.

Eleita por um júri composto por dezasseis profissionais que representam diversas áreas associadas ao meio artístico e cultural português, Cárin Geada junta-se assim a Sara Barros Leitão e Mário Coelho, profissionais que venceram as anteriores edições do Prémio, em 2020 e 2021, respetivamente.

Designer de luz e diretora técnica, Cárin Geada nasceu em Lamego, em 1991. Formou-se em luz e som pela Academia Contemporânea do Espetáculo e em produção e cenografia pela ESMAE, no Porto. Enquanto designer de luz, soma dezenas de colaborações, tanto com artistas emergentes, como com nomes já estabelecidos do teatro e da dança.

“É com alguma surpresa que recebo este Prémio”, comentou Cárin Geada, pois o reconhecimento das áreas plásticas, nomeadamente do desenho de luz, não é nada habitual”.

O Prémio Revelação Ageas Teatro Nacional D. Maria II tem um valor pecuniário de 5 mil euros e é atribuído anualmente a profissional de teatro, que tenha até 30 anos de idade, e cujo trabalho artístico se tenha destacado no ano anterior à atribuição do Prémio.

Para Teresa Thöbe, Responsável de Comunicação Externa e Marca do Grupo Ageas Portugal, “este galardão, criado no âmbito de uma parceria mais ampla, destacou uma profissional que é normalmente pouco visível aos olhos do público. Dos atores, encenadores, aos profissionais da iluminação, guarda-roupa, e outros, todos são fundamentais no teatro”.

O júri que atribuiu o prémio foi composto por Albano Jerónimo, Álvaro Correia, António Durães, Catarina Barros, Cristina Carvalhal, Cucha Carvalheiro, Isabél Zuaa, John Romão, José António Tenente, Mário Coelho, Marta Carreiras, Mónica Garnel, Rui Horta, Rui Pina Coelho, Sara Barros Leitão e Tónan Quito.

A avaliação do júri considerou a qualidade da prestação artística no ano a que se refere o prémio, o contributo da prestação artística para o desenvolvimento e fortalecimento da área teatral, capacidade de crescimento e valorização da sua carreira, nacional e internacionalmente e a introdução de elementos de inovação ou diferenciação na sua prática profissional.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Prémio revelação da Ageas e Teatro D. Maria II foi para designer de luz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião