ASF vai apresentar resultados do questionário IFRS 17

  • ECO Seguros
  • 18 Outubro 2022

No dia 24 de outubro de 2022 será realizada, por videoconferência, a sessão de apresentação do relatório dos resultados do questionário qualitativo relativo à IFRS 17.

Com o objetivo de verificar o estado evolutivo do processo de implementação do normativo contabilístico, e em cumprimento com o planeamento estabelecido pela ASF, foi realizado, durante o mês de maio de 2022, o segundo questionário qualitativo sobre o assunto, cujos resultados serão partilhados, por videoconferência, no dia 24 deste mês.

A entrada em vigor da IFRS 17, no primeiro dia de 2023, irá constituir uma alteração muito
significativa na mensuração das responsabilidades com contratos de seguros em termos
contabilísticos.

A adoção da referida IFRS provocará ainda alterações relevantes ao nível das
demonstrações financeiras das empresas de seguros, com impactos significativos nos
sistemas, processos, informação e dados utilizados para a produção do reporte financeiro.

Na sessão será efetuada uma apreciação global da dinâmica evolutiva da implementação deste normativo, seguida de uma perspetiva com maior granularidade dos elementos técnicos relevantes, bem como dos principais desafios na adoção da IFRS 17.

O encontro terá a abertura por Filipe Aleman Serrano, Vice-Presidente da ASF, e consistirá na apresentação do relatório do questionário qualitativo relativo ao IFRS17.

Os oradores José Filipe Jardim, Carlota Porto Cruz e Francisco Loureiro, parte do grupo de trabalho IFRS 17, irão partilhar as suas perspetivas, e discutir o tema “Desenvolvimentos relevantes do processo de implementação da IFRS 17”.
Ana Cristina Santos, Diretora do Departamento de Supervisão Prudencial de Empresas de Seguros irá analisar o assunto “IFRS 17 – Supervisão prudencial”.

A IFRS 17 é uma Norma Internacional de Relato Financeiro que foi emitida pelo International Accounting Standards Board em maio de 2017. Irá substituir a IFRS 4 sobre contabilidade para contratos de seguros e tem uma data efetiva de 1 de janeiro de 2023.

A sessão terá emissão em direto no site da ASF.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ASF vai apresentar resultados do questionário IFRS 17

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião