Conferência ECOseguros recebeu os líderes do setor
O auditório do Centro de Congressos de Lisboa esteve totalmente preenchido por líderes do setor segurador português, naquele que se confirma como um dos maiores eventos da área.

O Centro de Congressos de Lisboa recebeu hoje os líderes do setor dos seguros no maior evento do setor em Portugal, a 3ª Conferência Anual ECOSeguros.
Na primeira edição presencial, após dois anos de realização da conferência à distância, o objetivo passou por tocar nos pontos mais sensíveis no que respeita a empresas de seguros.
Ouviram-se os protagonistas de diferentes áreas da atividade seguradora e perceberam-se as estratégias para o ciclo económico adverso que se avizinha.
O ano 2023 esteve no centro das discussões, e foi unânime a previsão de que este promete ser um ano de dificuldades para a economia. O setor dos seguros, de acordo com as impressões registadas, mantém-se sólido.
O papel da distribuição de seguros no ano que se aproxima, os avanços tecnológicos, o papel do Ramo Vida perante o cenário inflacionista e de taxas de juro elevadas, o sucesso dos produtos de proteção de saúde, bem como os desafios das seguradoras, foram alguns dos assuntos abordados durante o dia, transversais aos seis painéis de especialistas.

Dora Leal, Senior Manager na área de Atuariado e Risco na EY Portugal – e que abriu o primeiro painel com uma análise do contexto macroeconómico do setor – e António Castanho, Presidente CA Vida, exploraram o assunto com André Veríssimo, editor do ECO.

Francisco Botelho, Diretor ECOseguros recebeu David Pereira, Presidente da Direção da Associação Nacional de Agentes e Corretores de Seguros (APROSE), Gonçalo Baptista, Diretor Geral Innovarisk Underwriting e Filipe Charters de Azevedo , Sócio-gerente Safe-crop),numa troca de ideias sobre o papel dos mediadores para a melhoria da proteção dos consumidores e otimização dos custos dos segurados. A tecnologia e a inovação foram assuntos centrais neste e no terceiro painel, onde se analisou o que é esperado dos aumentos de eficiência e de novas oportunidades decorrentes das novas tecnologias nos seguros.

João Veiga, Country Manager da MPM Software, Helena Leite, COO da Cleva Insurance Solution at Inetum e Leandro Fernandes, CEO da lluni partilharam experiências e conceitos da área insurtech, e avaliaram o potencial de Big Data, Cloud e Inteligência Artificial (IA) aplicados ao setor segurador.

À tarde, o tema Vida/Poupança/Reforma esteve em análise, e discutiu-se o virar da página nos seguros de Vida e Pensões. Isabel Castelo Branco, CEO da BPI Vida e Pensões, Marta Graça Ferreira, Presidente do Conselho de Administração da Real Vida Seguros e Nelson Machado, CEO Vida & Pensões Grupo Ageas Portugal falaram sobre a influência do orçamento de estado 2023, inflação e taxas de juro, produtos da indústria seguradora e da inexistência de produtos PEPP.

Maria João Sales Luís, CEO da Multicare, Eduardo Consiglieri Pedroso, CEO da Médis e Luís Prazeres, Chief Technical Officer da Advance Care falaram sobre Longevidade e Saúde. O crescimento do ramo saúde e a melhoria do serviço à população e do futuro estiveram em debate no quinto painel.

Os grandes desafios das seguradoras em ano económico desafiante foi o tema da discussão final onde José Galamba de Oliveira, Presidente da Associação Portuguesa de Seguradores, Pedro Carvalho, CEO da Tranquilidade/Generali, Rogério Campos Henriques, CEO Fidelidade, Steven Braekeveldt, CEO do Grupo Ageas Portugal e Teresa Brantuas, CEO Allianz Portugal, partilharam experiências e perspetivas do setor, entre previsões e certezas, numa troca de ideias intensa e positiva.
Margarida Corrêa de Aguiar, Senhora Presidente da Autoridade de Supervisão de Seguros e Fundos de Penões (ASF), encerrou a conferência.

Todos os painéis estarão disponíveis, a um ritmo de um vídeo por dia, a partir da próxima semana, no site e newsletter ECOseguros.
Já no quarto ano, ECOseguros continua a juntar os profissionais envolvidos na indústria dos seguros através do site e newsletter diária (sempre às 7h30 da manhã), do livro Seguros YearBook, de webtalks e do Fórum Nacional de Seguros, entre outras iniciativas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
Conferência ECOseguros recebeu os líderes do setor
{{ noCommentsLabel }}