Tribunal de Contas com “todas as objeções” ao novo regime de contratos públicos

  • ECO
  • 28 Outubro 2022

TdC contra criação de novo regime de contratos públicos, que permite concurso único para a conceção e construção de empreitadas. TdC considera que regime prejudica concorrência e facilita corrupção.

O Tribunal de Contas (TdC) diz estar totalmente contra a criação do novo regime de contratos públicos, que permite o lançamento de um concurso único para a conceção e construção de uma empreitada. O Governo justificou a medida com a necessidade de acelerar o investimento público, mas o TdC diz ter “todas as objeções”, avança esta sexta-feira do Jornal de Negócios. O diploma final já foi aprovado pelo Governo e promulgado pelo Presidente da República.

A comissão permanente do TdC considerou, num parecer à primeira versão do projeto de decreto-lei para a criação do regime especial (e não à versão final), que este “é dificilmente compatível com as garantias de ampla concorrência, de ponderação de custo-benefício em sede de contratação pública e de boa prossecução do interesse público”. Considera ainda que o novo regime peca por não ter “qualquer horizonte temporal”.

Para o TdC, o novo regime também representa um risco por estar “apenas dependente da previsão e vontade da entidade adjudicante, sem necessidade de razões objetivas que o possam justificar”, garante. Neste sentido, a comissão considera que a medida irá limitar a concorrência ao privilegiar as entidades de maior dimensão e capacidade técnico-financeira, e irá potenciar “práticas de corrupção”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tribunal de Contas com “todas as objeções” ao novo regime de contratos públicos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião