Audi apoia bónus único em vez de aumentos salariais

Fabricante alemã considera que responder a aumentos de custos com aumentos salariais prejudica a economia no longo prazo. Trabalhadores rejeitam proposta de 3 mil euros distribuídos por 30 meses.

A fabricante automóvel Audi defende um pagamento único, isento de impostos, em vez de um aumento salarial permanente, avançou esta segunda-feira o diretor de recursos humanos da empresa alemã.

Segundo noticia a Reuters, o sindicato alemão, IG Metall, convocou greves dos trabalhadores da indústria metalúrgica e elétrica para a passada noite de sábado, reivindicando aumentos salariais na ordem dos 8%, afetando 3,8 milhões de funcionários. A convocação surge após o sindicato rejeitar uma oferta de pagamento de 3.000 euros distribuídos ao longo de 30 meses, enquanto solução temporária para o aumento do custo de vida.

O diretor de recursos humanos da Audi, Xavier Ros, considera que responder a uma subida de custos com aumentos salariais significativos prejudica a economia no longo prazo. “O que temos de discutir é a questão do quão sustentável é um aumento salarial tão significativo quando estamos a falar de um problema temporário“, acrescentou, admitindo que estas negociações são “mais complicadas que o normal”.

A Audi pertence ao grupo Volkswagen e embora não seja participante direta nas negociações salariais, a empresa adota os resultados das negociações nos seus acordos coletivos de trabalho. A inflação na Alemanha já acelerou para os 11,6% em outubro, no entanto, os fabricantes não vêm margem para aumentos salariais devido ao aumento dos custos das matérias-primas e da energia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Audi apoia bónus único em vez de aumentos salariais

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião