Governo abre 2.054 vagas para formar médicos especialistas em 2023

O Governo vai abrir 2.054 vagas para formação de médicos especialistas em 2023. Destas, 574 vagas são destinadas à formação de médicos de família (quase 28% do total). 

O Governo vai abrir 2.054 vagas para formação de médicos especialistas em 2023, o que representa um aumento de 6% face ao registado este ano. Deste total, 574 vagas são destinadas à formação de médicos de família (quase 28% do total).

“Portugal vai contar, em 2023, com um total de 2.054 vagas para formação médica especializada, o maior mapa de vagas de sempre, o que representa um crescimento de 115 vagas (+6%) face a 2022, quando foram abertas 1.939 vagas“, adianta o Ministério da Saúde, em comunicado enviado às redações.

Este anúncio foi feito um dia depois de o ministro da Saúde ter revelado que o número de vagas abertas para formar médicos no próximo ano seria “bastante superior” às anteriores e de ter garantido que “todos os médicos que fizeram a formação geral no ano de 2022 terão acesso até com folga”, disse Manuel Pizarro, na sessão de encerramento da IX ª edição do Congresso Nacional de Estudantes de Medicina (CNEM), citado pela Lusa.

Numa altura em que há mais de um milhão de portugueses sem médico de família, o Ministério da Saúde sinaliza ainda que destas mais de duas mil vagas abertas, “a especialidade de Medicina Geral e Familiar é a área com maior número de vagas” contando com 574 vagas, isto é, um aumento de 10% face ao registado este ano e “o maior número de vagas de sempre nesta especialidade central para o sistema de saúde”.

Neste âmbito, haverá “200 vagas para formar futuros médicos de família na região de Lisboa e Vale do Tejo, mais 24 do que no último concurso de acesso ao internato médico e também o maior número de sempre na região”, destaca o Governo.

Já no que toca a outras especialistas, o Ministério da Saúde realça que a especialidade de Anestesiologia vai contar com 85 vagas (mais cinco face a 2022), a especialidade de Ginecologia/Obstetrícia conta com 54 vagas (mais seis), a especialidade de medicina intensiva terá 70 vagas e radiologia contará com 38 vagas.

Este concurso será dirigido aos médicos interno que vão iniciar a formação especializada a partir de 1 de janeiro de 2023, sendo que “do total de 2.343 médicos inscritos, 1.819 são candidatos pela primeira vez”, dado que estão a terminar o ano de formação geral.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo abre 2.054 vagas para formar médicos especialistas em 2023

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião