Confederações patronais dizem que semana de quatro dias é inoportuna

  • ECO
  • 2 Novembro 2022

Presidentes da CIP e da CCP consideram que o Governo deveria concentrar-se em questões mais prioritárias, como a falta de mão-de-obra e o aumento dos custos para as empresas.

O projeto-piloto para a semana de trabalho de quatro dias, que está previsto ser lançado no próximo ano e será apresentado esta quarta-feira aos parceiros sociais, não agrada às confederações patronais, noticia o Público (acesso condicionado). No entender dos representantes da indústria e do comércio e serviços, esta não é a altura para se fazerem estas experiências, criticando o Governo por desviar a atenção de problemas mais prementes.

Embora o presidente da Confederação Empresarial de Portugal (CIP) considere importante discutir as novas dimensões do mundo do trabalho e a conciliação entre a vida profissional e familiar, vê uma “enorme inoportunidade” na discussão da semana de quatro dias, pois “o país tem outros problemas com que o Governo se deveria preocupar”. “Desenvolvam projetos-piloto para salvar as empresas, para acautelar as famílias dos brutais aumentos. Isso, sim, são projetos-piloto meritórios”, apela António Saraiva.

João Vieira da Lopes, que lidera a Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP), também sublinha que há “coisas mais prioritárias do que gastar uma reunião da Concertação Social com um tema destes”, tais como “pôr em prática o acordo de formação, discutir as alterações ao Fundo de Compensação do Trabalho e o programa para o comércio, previstos no acordo de Concertação”. Ainda assim, admite que a semana de quatro dias poderá ser experimentada com algum sucesso em áreas como as novas tecnologias, a cultura ou a publicidade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Confederações patronais dizem que semana de quatro dias é inoportuna

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião