Desemprego estabiliza nos 6% em setembro na UE. Portugal está ligeiramente acima da média

A taxa de desemprego recuou para 6,6% na Zona Euro e estabilizou nos 6% na União Europeia, em setembro. Portugal ligeiramente acima da média, com 6,1%.

A taxa de desemprego recuou ligeiramente na Zona Euro para 6,6% em setembro e estabilizou na União Europeia (UE), fixando-se em 6%, mostram os dados divulgados pelo Eurostat esta quinta-feira. Portugal está ligeiramente acima da média comunitária com uma taxa de desemprego de 6,1%.

O Eurostat estima que 12,96 milhões de pessoas na UE, dos quais 10,98 milhões na Zona Euro, estivessem desempregados em setembro de 2022. Se a comparação for feita com o mesmo mês do ano passado, o desemprego acabou por diminuir, em 1,30 milhões na UE e 1,07 milhões na Zona Euro.

A taxa de desemprego em Portugal está ligeiramente acima da média da UE, tendo aumentado para 6,1% em setembro, contra os 6% registados em junho, julho e agosto. Já se a comparação for feita com igual período do ano passado, o desemprego recuou em território nacional (estava em 6,3%).

Estes poderão ser os primeiros sinais do atual contexto de alta inflação, subida dos juros e preços da energia no mercado de trabalho, dado que vários economistas antecipam um retração da atividade económica na sequência da atual conjuntura.

Numa análise comparativa com os restantes Estados-membros, a República Checa foi o país com a menor taxa de desemprego em setembro (2,2%), seguida pela Polónia (2,6%) e pela Alemanha e Malta (ambos com 3%).

Em contrapartida, Espanha é o país com a taxa de desemprego mais elevada em setembro (12,7%, o que representa uma estabilização face ao registado em julho e agosto), seguida pela Grécia (11,8%), Chipre (8%) e por Itália (7,9%).

O gabinete de estatísticas europeu divulgou também dados sobre o desemprego jovem, que mostram que em setembro deste ano, 2,74 milhões de jovens (com menos de 25 anos) estavam desempregados na UE, dos quais 2,24 milhões na Zona Euro. A taxa de desemprego dos jovens foi de 14,6% tanto na UE como na Zona Euro, contra os 13,3% registados na UE e 13,1% na Zona Euro em agosto.

Estes dados representam ainda uma revisão em alta no que toca à taxa de desemprego da Zona Euro em julho e agosto. Num destaque divulgado anteriormente, o Eurostat indicava que a taxa de desemprego tinha estabilizado nos 6,6% nesses dois meses na Zona Euro e na informação divulgada esta quinta-feira reviu em alta a taxa de desemprego em julho e agosto na Zona Euro para 6,7%.

(Notícia atualizada pela última vez às 10h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Desemprego estabiliza nos 6% em setembro na UE. Portugal está ligeiramente acima da média

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião