Novos casos Covid descem, mas internamentos e mortes aumentam na última semana

  • ECO
  • 4 Novembro 2022

Entre 25 de outubro e a passada segunda-feira, 31 de outubro, foram registados 5.920 novos casos de infeção e mais 53 mortes por Covid-19 em Portugal.

Entre 25 de outubro e a passada segunda-feira, 31 de outubro, a Direção-Geral da Saúde (DGS) identificou 5.920 novos casos de Covid-19, em termos acumulados, isto é, menos 1.736 face aos registados na semana anterior. O boletim desta sexta-feira indica ainda que, neste período, morreram 53 pessoas com a doença, mais seis face aos sete dias anteriores.

A região de Lisboa e Vale do Tejo (LVT) continua a registar o maior número de infeções. Dos 5.920 novos casos confirmados, 2.300 localizam-se nesta região (38,85%), seguindo-se a região Norte, que contabilizou 1.440 novas infeções (24,3%). Só no Alentejo e na Madeira houve um aumento registado de novos casos, enquanto nas restantes regiões observou-se uma redução deste indicador.

A maioria dos infetados continua a recuperar em casa, mas voltou a verificar-se um aumento no número de pessoas hospitalizadas com Covid-19. Na segunda-feira, 31 de outubro, havia 525 pessoas internadas, mais 47 face à segunda-feira anterior. Deste total, 34 pessoas estavam internadas em unidades de cuidados intensivos (UCI), menos uma face à segunda-feira anterior.

Quanto à taxa de mortalidade em Portugal está em cinco óbitos por milhão de habitantes, a sete dias, verificando-se mais seis mortes face ao valor registado na semana anterior.

O boletim indica ainda que a incidência em Portugal fixou-se nos 57 casos por 100 mil habitantes, numa média a sete dias, o que representa uma redução de 23% face ao registado na semana anterior. Já o risco de transmissibilidade (rt) baixou para 0,87, numa média a cinco dias (estava em 1).

O ministro da Saúde já anunciou que vai decorrer no próximo dia 11 uma reunião de peritos no Infarmed para fazer um ponto de situação da Covid-19. Manuel Pizarro referiu ainda que a interrupção do estado de alerta no início de outubro “não significava” o fim da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Novos casos Covid descem, mas internamentos e mortes aumentam na última semana

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião