5 coisas que vão marcar o dia

Costa Silva vai ao Parlamento defender a proposta de OE2023 e o Governo volta a sentar-se à mesa negocial com a Função Pública. Há resultados da Sonae e novas estatísticas sobre as exportações.

No dia que o Governo e os sindicatos da função pública discutem a valorização das carreiras e em que o INE divulga as mais recentes estatísticas do emprego e do comércio internacional, o ministro da Economia vai estar em São Bento a defender a proposta orçamental para o próximo ano. Mais ao final do dia, a dona do Continente vai dar a conhecer os ganhos até setembro.

Ministro da Economia defende OE2023

Prosseguem esta quarta-feira as audições parlamentares sobre o Orçamento do Estado para 2023, que está em discussão na especialidade depois do primeiro voto favorável na Assembleia da República. A partir das 9h, os deputados vão ouvir o ministro da Cultura, Pedro Adão e Silva. A partir das 16h, é a vez do ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, defender o documento orçamental para o próximo ano.

Novas estatísticas do emprego e comércio

Esta quarta-feira, ao final da manhã, o Instituto Nacional de Estatística (INE) avança com novos dados relativos ao emprego, referentes ao terceiro trimestre, e também com os mais recentes resultados (setembro) das empresas portuguesas no comércio internacional (importações e exportações). O Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria é o outro indicador que vai ser divulgado pelo INE.

Governo e Função Pública discutem carreiras

O Governo volta a reunir com os sindicatos da Função Pública, depois de ter fechado um acordo com a Fesap e com a federação liderada pelo STE para a valorização dos salários. Existem ainda matérias por negociar neste conjunto de medidas, nomeadamente o faseamento da revisão da Tabela Remuneratória Única para as várias carreiras. Os encontros com a secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires, estão marcados para as 9h30 no caso da FESAP), para as 10h30 para o STE e para as 11h30 com a Frente Comum.

Grupo Sonae apresenta resultados até setembro

Ao final da tarde, depois do fecho do mercado, a Sonae vai apresentar as contas relativas aos primeiros nove meses deste ano. No primeiro semestre, o grupo nortenho liderado por Cláudia Azevedo, que detém o Continente, a Worten, as marcas de moda MO, Salsa, Zippy, além da NOS, da Sierra ou da Bright Pixel, registou lucros de 118 milhões de euros, uma subida de 89% em relação ao mesmo período do ano passado.

Debate sobre o aumento das taxas de juro

A NOVA School of Law vai debater, a partir das 18h, o impacto do aumento das taxas de juro em Portugal. Nesta conferência agendada para o Colégio Almeida Negreiros, no Campus de Campolide, participam como oradores Pedro Brinca, professor auxiliar da Nova SBE; Patrícia Afonso Fonseca, responsável pelo departamento jurídico do Novobanco; Ana Moucho, secretária-geral adjunta da Associação Bancária Portuguesa; e Maria Lúcia Leitão, diretora da Supervisão Comportamental do Banco de Portugal.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião