Intercalares foram um “bom dia para a democracia”, diz Biden

  • ECO
  • 9 Novembro 2022

Presidente norte-americano congratulou o facto de a "onda vermelha gigante" não ter acontecido, tal como se previa, referindo-se aos republicanos.

Foi um “bom dia para a democracia” dos Estados Unidos, disse esta quarta-feira Joe Biden, um dia depois das eleições intercalares, que inclinaram o Congresso para lado republicano mas sem a “onda vermelha” – cor dos republicanos – para a qual as sondagens apontavam.

“Enquanto a imprensa e os especialistas previam uma onda vermelha gigante, isso não aconteceu“, disse o Presidente dos EUA, em conferência de imprensa, notando, contudo, que muitos resultados importantes ainda estão a ser apurados.

O Presidente notou que estas foram as “melhores intercalares desde 1986”, saudando os “jovens eleitores” que compareceram às urnas para impulsionar os democratas e os progressistas. Joe Biden fez ainda uma homenagem a Maxwell Frost, um jovem de 25 anos da Florida, que se tornou o primeiro membro da “Geração Z” a chegar ao Congresso.

Biden sublinhou o compromisso com o combate às alterações climáticas, uma preocupação que muitos democratas tinham demonstrado. “Estou preparado para trabalhar com os meus colegas republicanos e o povo americano deixou claro que espera que os republicanos estejam preparados para trabalhar comigo também”, disse o Chefe de Estado dos Estados Unidos.

“Estou otimista. Estamos apenas a começar, a aquecer os motores”, continuou.

O Presidente foi ainda questionado pelos jornalistas sobre as declarações do líder republicano Kevin McCarthy, em que este afirmou que os republicanos assumirão o controlo da Câmara – os “vermelhos” seguem na frente. Biden disse que os democratas ainda têm a possibilidade de manter o controlo da Câmara e que falará com McCarthy “ainda hoje”.

Questionado sobre como estes resultados poderão impactar a sua reeleição, Joe Biden respondeu: “A nossa intenção é concorrer novamente. Essa tem sido a nossa intenção, independentemente do resultado destas eleições”. Uma decisão final será tomada “no início do próximo ano”, disse.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Intercalares foram um “bom dia para a democracia”, diz Biden

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião