Enfermeiros terão aumentos de 200 a 400 euros com descongelamento da progressão salarial

Governo aprovou o descongelamento da progressão salarial dos enfermeiros e "o pagamento das devidas atualizações salariais com retroativos a janeiro de 2022".

O Governo já aprovou o decreto-lei que “levará ainda este ano ao descongelamento da progressão salarial dos enfermeiros e ao pagamento das devidas atualizações salariais com retroativos a janeiro de 2022″, anunciou o ministro da Saúde após o Conselho de Ministros. Medida dará aumentos de 200 euros para aqueles com pontos para subir uma posição e 400 euros euros para aqueles que sobem duas posições.

“Era um compromisso central do programa do Governo, este é um dia muito importante no caminho da valorização das carreiras”, reiterou Manuel Pizarro, em conferência de imprensa após a reunião do Conselho de Ministros desta quinta-feira.

Estão abrangidos nesta medida cerca de 20 mil enfermeiros, que contempla aumentos de cerca de 200 euros para os profissionais com pontos suficientes para subir uma posição e 400 euros euros para aqueles que podem subir duas posições, explicou o ministro. Pizarro destaca ainda que a medida tem um “impacto orçamental significativo, 72 milhões de euros no OE2022”.

Este avanço resulta de “negociações com as estruturas representativas dos trabalhadores e é um enorme esforço de dialogo e responsabilidade orçamental do SNS”, nota o ministro. Fica expressa também a “garantia de que os enfermeiros são tratados de forma equitativa, independentemente do vinculo ao SNS”, já que se aplica tanto a enfermeiros com Contrato Individual de Trabalho como Contrato de Trabalho em Funções Públicas.

(Notícia atualizada às 14h55)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Enfermeiros terão aumentos de 200 a 400 euros com descongelamento da progressão salarial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião