Previsão de inflação de 7,7% para 2022 “poderá já estar ultrapassada”, admite Nazaré Costa Cabral

O Executivo estimava uma taxa de inflação de 7,4% e o CFP de 7,7% em 2022. Se se confirmarem valores elevados nos últimos meses do ano, a taxa deverá ficar acima das previsões.

A escalada dos preços não está a dar tréguas e a presidente do Conselho de Finanças Públicas (CFP) admite que as previsões tanto do Governo como do organismo para este ano poderão já estar ultrapassadas. O Executivo estimava uma taxa de inflação de 7,4% e o CFP de 7,7% em 2022.

“A maior parte das previsões para 2022 já estão um bocadinho ultrapassadas”, admite Nazaré Costa Cabral, na audição no Parlamento no âmbito do Orçamento do Estado para 2023. Mesmo a do CFP, que prevê “uma taxa acima da prevista do Governo, poderá já estar ultrapassada”, aponta.

Este cenário depende de “se se confirmarem [as taxas] para estes dois últimos meses do ano, temos tido taxas já próximas dos 10%”, salienta a presidente do CFP. Segundo a estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (que será confirmada a 11 de novembro), a inflação atingiu os 10,2% em outubro.

Tendo em conta este valor, contas feitas pelo ECO já apontavam que a meta do Governo podia estar comprometida. Se a evolução em cadeia for nula em novembro e dezembro, a taxa média anual de inflação fica nos 7,8% em 2022. Já se se verificar uma subida em cadeia igual à deste mês, de 0,9 pontos percentuais, em novembro e dezembro, a taxa média anual pode mesmo atingir os 8,1% em 2022. Assim, a inflação teria de desacelerar até ao final do ano para ser possível atingir a meta estabelecida pelo Executivo.

Já para o próximo ano, Nazaré Costa Cabral salienta que “há alguns fatores que poderão ser animadores, desde logo a questão da energia”. “Assistimos já a uma redução do peso dos custos da energia”, que foi uma componente importante para a evolução deste ano, pelo que “se a situação começar a estar controlada podemos ter perspetiva mais favorável, ou não tão desfavorável, para o próximo ano”, perspetiva.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Previsão de inflação de 7,7% para 2022 “poderá já estar ultrapassada”, admite Nazaré Costa Cabral

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião