Preços dos alimentos em Espanha têm maior subida desde 1994

  • ECO
  • 15 Novembro 2022

Inflação em Espanha desacelera em outubro, pelo terceiro mês consecutivo, para 7,3%. Mas o preço dos alimentos aumentou 15,4%, a maior subida desde 1994.

Os preços dos alimentos em Espanha tiveram em outubro a maior subida desde 1994. Mas, de acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE) de Espanha divulgados esta terça-feira, a inflação desacelerou 1,6 pontos percentuais face ao mês anterior, fixando-se em 7,3%

A inflação de 7,3% em outubro é inferior à registada em setembro (8,9%), uma desaceleração que pode ser explicada pela descida dos preços da eletricidade e do gás, face ao agravamento sofrido um ano antes (outubro de 2021), segundo o INE espanhol.

Também o vestuário e o calçado influenciaram este comportamento da inflação em outubro, porque as novas coleções chegaram às lojas com aumentos de preços inferiores aos do mês homólogo.

No extremo oposto, estão os alimentos e bebidas não alcoólicas, que “mais influenciaram” o aumento da inflação em outubro, segundo o INE espanhol. Houve um aumento de preços de 15,4%, comparando com outubro de 2021, a maior subida desde janeiro de 1994. O destaque vai para os aumentos nos legumes e hortaliças, leite, queijo, ovos e carne.

Sem os preços dos alimentos não processados e da energia (inflação subjacente), a variação dos preços em outubro em Espanha foi 6,2%, menos duas décimas do que em agosto. Comparando com setembro, os preços em Espanha aumentaram 0,3% em outubro.

Outubro é, assim, o terceiro mês consecutivo de moderação da inflação em Espanha, que foi de 10,5% em agosto e de 8,9% em setembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Preços dos alimentos em Espanha têm maior subida desde 1994

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião