Ranking: seguradora United Health reforça liderança mundial

  • ECO Seguros
  • 15 Novembro 2022

A seguradora norte-americana que em Portugal é dona da Lusíadas Saúde mantém a liderança com 3,27% do mercado mundial. Seguem a Allianz e a Ping An. Veja a lista das TOP 20.

O grupo segurador norte-americano United Health reforçou em 2021 a sua liderança mundial nos seguros com um valor de prémios de 226 mil milhões de dólares o que lhe atribui 3,27% do mercado global. Estes dados foram apresentados pela consultora Insuramore que lhe assinala um crescimento médio anual de 8,3% nos últimos 4 anos.

As sedes das três maiores seguradoras são à volta do mundo: Ping An em Shenzhen, China, Allianz em Munique e United Health em Minnetonka, Minnesota, EUA.

A Insuramore lista a faturação dos grupos seguradores incluindo as aquisições concluídas em 2021 e excluindo, com efeitos no volume mundial, companhias russas e iranianas. No total, todas as companhias do mundo emitiram prémios brutos de 6,1 milhões de milhões de dólares, mais 8% que no primeiro ano de pandemia quando o mercado estagnou face a 2019.

A alemã Allianz e a chinesa Ping An mantiveram as posições de 2ª e 3ª maiores do mundo seguidas da estatal China Life e de mais grupos de saúde dos Estados Unidos, Elevance Health, Centene Corporation – que tem crescido à média anual de 27% nos últimos três anos – e a Kaiser Foundation.

A AXA de França, a PICC da China e a italiana Generali completam o top 10 das seguradoras mundiais. Da Europa ainda estão no cimo da tabela a Aegon, dos Países Baixos, a Legal & General e Aviva do Reino Unido, a suíça Zurich. Encerra o top 20 a canadiana Manulife.

No entanto, são as seguradoras de saúde americanas que mais crescem como resultado de, nos Estados Unidos, operacionalizarem sistemas de saúde públicos como o Medicare e o Medicaid e obterem gigantescos contratos com o Governo Federal e com os próprios Estados para fornecerem serviços aos cidadãos. Como exemplo, a Humana recebe 40,5 mil milhões de dólares por ano e a Centene 17,7 mil milhões por um contrato com o departamento de Defesa para assegurar assistência a militares e famílias.

A United Health tem 146 milhões de clientes, uma rede de 60 mil médicos e calcula que em 80 milhões o potencial de mercado que ainda não alcançou.

Veja a lista das 20 maiores:

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ranking: seguradora United Health reforça liderança mundial

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião