Movimento nos aeroportos nacionais apenas 1% abaixo dos níveis pré-Covid

Aeroportos nacionais receberam 5,9 milhões de passageiros em setembro, um número superior em 63% comparando com 2021 e apenas 1% abaixo dos níveis pré-Covid.

Os aeroportos nacionais receberam 5,9 milhões de viajantes em setembro, o equivalente a uma subida de 63% face ao mesmo mês do ano passado. Os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o setor do transporte aéreo continua a recuperar, estando apenas 1% abaixo dos níveis pré-Covid.

Em setembro, aterraram nos aeroportos nacionais 21,4 mil aeronaves em voos comerciais, que transportaram 5,9 milhões de pessoas. No que diz respeito ao movimento de carga e correio, foram transportadas 18,4 mil toneladas, mais 9,9% do que em setembro de 2021. O número de passageiros está 63% acima do observado em 2021 e apenas 1% abaixo de 2019, naquela que é a “menor diferença face aos níveis pré-pandemia”, diz o INE.

Considerando os passageiros desembarcados em setembro, 80,7% corresponderam a tráfego internacional (76,9% no mesmo mês de 2021), na maioria provenientes do continente europeu (67,3% do total). Relativamente aos passageiros embarcados, 81,1% corresponderam a tráfego internacional (77,4% em setembro de 2021), tendo como principal destino aeroportos no continente europeu (69% do total).

Aeronaves aterradas, passageiros e carga/correio movimentados nos aeroportos nacionais.INE

“Em setembro de 2022, registou-se o desembarque médio diário de 97,2 mil passageiros nos aeroportos nacionais (99,4 mil no mês anterior), próximo do valor observado em setembro de 2019 (98,3 mil)”, refere o INE.

Entre janeiro e setembro, o aeroporto de Lisboa movimentou 48,7% do total de passageiros (20,8 milhões) e registou um aumento de 194,1%. Seguiu-se o aeroporto do Porto com 9,5 milhões de passageiros e o de Faro com 6,59 milhões. Em termos de evolução, “Faro registou o maior crescimento face a 2021 (+214,1%) e Porto registou a maior aproximação aos níveis de 2019 (-5,5%)”, nota o gabinete de estatística.

Considerando o volume de passageiros desembarcados e embarcados em voos internacionais entre janeiro e setembro, o Reino Unido foi o principal país de origem e de destino dos voos (cerca de três milhões de passageiros), seguido de França e Espanha.

(Notícia atualizada às 11h43 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Movimento nos aeroportos nacionais apenas 1% abaixo dos níveis pré-Covid

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião