Corticeira Amorim junta 150 colaboradores para plantar 3.000 sobreiros

Desde 2011 que os colaboradores do grupo de transformação de cortiça colaboram nesta atividade, tendo já contribuído para a plantação de 24.500 árvores em Portugal.

Uma centena e meia de voluntários da Corticeira Amorim vai juntar-se já no próximo sábado, 19 de novembro, a partir das 10h, na Quinta Grande, em Coruche, para a plantação de 3.000 sobreiros. A iniciativa, em parceria com a Quercus, surge no âmbito do “Green Cork”, e integra-se nas comemorações do centésimo aniversário da Amorim Cork, unidade de rolhas da Corticeira Amorim. Desde 2011 que os colaboradores do grupo de transformação de cortiça já contribuíram para a plantação de 24.500 árvores em Portugal.

“Os montados de sobro (florestas de sobreiros) regulam ciclos hidrológicos, protegem contra a erosão dos solos, fomentam uma biodiversidade de relevância, diminuem o risco de desertificação e são barreiras contra incêndios, importantes sumidouros naturais de CO2 e motores de desenvolvimento social, ambiental e económico”, explica a Corticeira, em comunicado.

E detalha: “Social porque asseguram trabalho em toda a sua cadeia de valor, nomeadamente nas áreas rurais, fixando as populações; ambiental visto que o montado, parte integrante de um dos 36 hotspots mundiais de biodiversidade, fornece valiosos serviços dos ecossistemas; e económico tendo presente o contributo para a criação sustentada de valor em toda a fileira.”

A empresa fomenta também vários programas de recolha e reciclagem de rolhas de cortiça e adota os princípios basilares da economia circular ao utilizar todos os subprodutos de transformação da cortiça. “O desígnio é alavancar a consciência ecológica da sociedade contemporânea, estimular uma economia de baixas emissões de carbono e favorecer a redução dos impactos ambientais”, refere.

Lançado pela Quercus em 2008, o projeto Green Cork apresenta-se como o primeiro programa estruturado de recolha seletiva visando a reciclagem de rolhas de cortiça, contando com o apoio da Corticeira Amorim desde o arranque.

Em 2019, numa ação concertada com a associação ambientalista e a Missão Continente, o Green Cork distribuiu 500 000 «Rolhinhas» (depósitos para recolha de rolhas de cortiça) entregues pelas lojas Continente ao público para incentivar a reciclagem de rolhas, contribuindo para a reflorestação das florestas portuguesas através do Floresta Comum (projeto de rearborização do Green Cork).

Até à data, a iniciativa recolheu mais de 100 milhões de rolhas, tendo permitido, ao mesmo tempo, a plantação de mais de 1,3 milhões de árvores.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Corticeira Amorim junta 150 colaboradores para plantar 3.000 sobreiros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião