Banca e seguros lideram queda nos salários desde 2015

  • ECO
  • 18 Novembro 2022

Em termos reais, a subida do salário médio em Portugal foi de apenas 5,7%. Há setores com quedas de mais de 20%, como é o caso da banca e dos seguros, e outros com crescimento dessa dimensão.

Existem grandes assimetrias na evolução dos salários desde 2015 entre as atividades económicas e os setores público e privado, sendo de notar que é nas atividades financeiras e de seguros que se verifica maior perda de poder de compra, noticia o Expresso (acesso pago). Desde 2015, a remuneração bruta total média por trabalhador neste setor caiu 22,7% em termos reais.

A média do salário médio bruto mensal cresceu, em termos acumulados, 22% em Portugal aumentou no período entre 2015 e 2022, mas em termos reais a subida foi de apenas 5,7%, menos de 1% ao ano. Enquanto há setores com quedas de mais de 20%, como é o caso da banca e dos seguros, há outros onde se verificou subidas da mesma dimensão.

Entre as atividades que registaram perdas do poder de compra do salário médio está também o setor da eletricidade e gás (-21,5%) e da Administração Pública (-9,7%). Por outro lado, as maiores subidas ocorreram em setores como as indústrias extrativas (27,1%), indústrias transformadoras (24,9%), agricultura (22,1%) e alojamento e restauração (19,4%), áreas onde existe uma maior incidência do salário mínimo, cujo valor tem crescido.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca e seguros lideram queda nos salários desde 2015

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião