Greve na Autoeuropa sem impacto na produção planeada, garante administração

A greve de dois dias dos trabalhadores da Autoeuropa teve adesão de 37% e não afetou o "volume de produção planeado para estes dias", garante administração. Informação contraria dados dos sindicatos.

A greve dos trabalhadores da Autoeuropa, que arrancou na quinta-feira e termina esta sexta-feira, teve uma adesão de 37% “do total” dos trabalhadores e não afetou o “volume de produção planeado para estes dias”, garante a fábrica de Palmela, em comunicado.

A informação contraria os dados divulgados pelos sindicatos SITE-Sul (afeto à CGTP) e STASA, que apontavam para níveis de adesão, respetivamente, de 70% e de 50% dos operários em todos os turnos, segundo a agência Lusa.

O volume de produção planeado corresponde ao número médio diário de carros que passa por todos os controlos de qualidade na linha de montagem e que se dirige para o canal de venda. A linha de montagem da Autoeuropa produz, em média, 890 carros por dia.

Apesar da greve parcial dos últimos dois dias, a administração da Autoeuropa reitera que “continua empenhada em ir ao encontro das necessidades dos trabalhadores”, na sequência das “dificuldades económicas” sentidas devido à inflação. Está prevista para a próxima sexta-feira, 25 de novembro, uma reunião entre administração e comissão de trabalhadores da fábrica de Palmela. Pela primeira vez, a administração da fábrica abre a porta à discussão de medidas salariais adicionais.

A comissão de trabalhadores pede um aumento de 5% em dezembro com retroativos a julho e uma nova atualização em janeiro de 2023, que conjugue os dados da inflação deste ano e o acordo laboral. Assim se a taxa de inflação em 2022 for de 8%, os trabalhadores querem uma atualização, no início do ano, de 2% relativos ao acordo e mais 1% que reflete a inflação. Até agora, a administração apenas se comprometeu com o pagamento de um prémio extraordinário de 400 euros no salário de dezembro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Greve na Autoeuropa sem impacto na produção planeada, garante administração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião