TAP leva Tata a abrir centro para aviação em Portugal

  • ECO
  • 18 Novembro 2022

À boleia de um contrato assinado com a companhia aérea portuguesa, a consultora indiana Tata vai abrir, dentro de um ano, o primeiro centro europeu de serviços de aviação em Portugal.

A TAP assinou, em outubro, um contrato de três anos com a consultora indiana Tata Consultancy Services (TCS) e que terá efeito a partir de janeiro. Este vínculo foi o mote para a gigante tecnológica da Índia decidir abrir em Portugal o primeiro centro de serviços para a aviação, avança o Jornal de Negócios (acesso pago). O hub arranca no próximo ano com cerca de 100 trabalhadores e vai funcionar a nível europeu.

A TCS vem “acelerar a transformação tecnológica e digital” da companhia aérea portuguesa, que tem “um nível razoável de obsolescência”, disse o diretor de digital & technology services da TAP, Sérgio Ribeiro. A transportadora aérea nacional será, assim, o “embrião” da Tata para a criação do novo “centro de competências” da empresa indiana que, a partir de Portugal, “vai prestar serviços a outras companhias, a nível europeu”, acrescentou.

Segundo o responsável da TAP, a consultora indiana planeia anunciar mais detalhes do novo hub “até à primavera” do próximo ano, sendo que o centro vai arrancar no “terceiro trimestre de 2023” e contará, inicialmente, com “uma centena” de trabalhadores, entre consultores — portugueses e estrangeiros — “com profundo conhecimento do setor e especialistas em tecnologia”. Mas há potencial para que este número aumente, adianta Sérgio Ribeiro.

Em comunicado, a companhia explica que “a TCS irá colaborar com a TAP na adoção de um novo modelo operacional para gerir o seu portefólio de aplicações, com o objetivo de conduzir a uma maior agilidade e aumentar a resiliência operacional. Contribuirá ainda para racionalizar e modernizar a arquitetura dos sistemas, enriquecer a experiência do cliente e melhorar o desempenho operacional”.

“Os investimentos que estamos a fazer na criação do Centro de Excelência Tecnológico em Portugal reforçam ainda mais a posição da TCS como parceiro de transformação para clientes em Portugal e expandem a presença da TCS na região”, afirma Krishnan Ramanujam, presidente do Enterprise Growth Business da TCS, citado no comunicado.

(notícia atualizada às 11h10 com informação do comunicado enviado pela TAP)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP leva Tata a abrir centro para aviação em Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião