BRANDS' ECO Um porto inteligente, mais seguro e mais eficiente
Com recurso a tecnologia de ponta da Huawei, foi construído um porto mais verde, seguro e eficiente.
Os congestionamentos portuários registados por esta altura do ano passado causaram graves ruturas nas cadeias de abastecimento globais, tendo mesmo sido razão para muitas lojas ficarem sem stock durante esta que é uma época de alto consumo, caracterizada pela Black Friday e pelo Natal.
No entanto, a aplicação de tecnologias de automatização e a utilização de soluções de Inteligência Artificial (IA) poderá ser a solução para este dilema. No terminal de contentores inteligente, que se observa da plataforma de visitantes do Porto de Tianjin, na China, é possível perceber como.
Neste porto, idealizado pelo Tianjin Port Group (TPG), em conjunto com a Huawei e outros parceiros, gruas de cais controladas à distância levantam de forma estável os contentores que são carregados com o conteúdo que deve seguir para os navios de carga. Por sua vez, estes levam os contentores em camiões porta-contentores elétricos não tripulados.
Depois, e sob a orientação de um sistema de navegação por satélite, os camiões porta-contentores vão para as estações de bloqueio e desbloqueio automático, de acordo com uma rota de condução otimizada – calculada em tempo real -, para desbloquear os contentores. O percurso finaliza com a condução para o parque de contentores.
Uma das principais inovações utilizadas para abordar esta questão é o sistema de transporte horizontal inteligente da Huawei, auto-desenvolvido e verdadeiramente baseado em IA, que alcançou uma série de estreias a nível mundial. Veja-se que foi o primeiro sistema da área com utilização comercial em grande escala através de condução automática sem condutor; ou o primeiro a ser considerado autossuficiente em eletricidade verde e com zero emissões de carbono.
Esta transformação inteligente e digital da infraestrutura portuária em questão conduziu a uma série de benefícios tangíveis. Antes, com um centro de transporte horizontal convencional enfrentavam-se três grandes desafios: ambiente de trabalho severo, riscos de segurança devido à fadiga do operador e envio manual ineficiente.
O Porto de Tianjin, por exemplo, tem atualmente 76 camiões porta-contentores. Para assegurar operações 24/7, cada veículo necessitava de três motoristas a trabalhar em três turnos por dia. Isto significa que era necessário um total de 210 motoristas a trabalhar neste formato – extremamente cansativo e, consequentemente, com riscos óbvios de segurança. Agora, e com a nova solução da Huawei, cada contentor consome 20% menos energia, e as gruas são em média 20% mais eficientes, com cada grua a operar 39 unidades de contentores por hora.
O Porto de Tianjin é um dos portos da China mais avançados tecnologicamente. Tem um cais com capacidade para 300 000 toneladas com uma profundidade de canal de -22 metros. Tem 192 ancoradouros de vários tipos e 128 ancoradouros acima da classe de 10 000 toneladas. No final de 2021, a capacidade de carga deste porto atingiu 435 milhões de toneladas, classificando-se em nono lugar no mundo, enquanto a capacidade dos contentores ultrapassou os 18,35 milhões de TEU, classificando-se como o oitavo porto do mundo.
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