Direto Wall Street fecha em alta após Fed sinalizar abrandamento no ritmo de subida das taxas de juro

  • ECO e Lusa
  • 23 Novembro 2022

Atas da mais recente reunião do banco central dos EUA indicam que maioria "substancial" dos funcionários concorda que “em breve” será “provavelmente apropriado” abrandar o ritmo de subida das taxas.

Os principais índices bolsistas norte-americanos encerraram as negociações em alta, depois de a Reserva Federal (Fed) sinalizar, nas atas da última reunião divulgadas esta quarta-feira, que uma desaceleração do ritmo de subida das taxas de juro diretoras está para “breve”.

Pela Europa, a tendência também foi positiva, com a bolsa de Lisboa a valorizar 0,41%, impulsionada pela EDP Renováveis, enquanto o BCP e a EDP travaram uma subida mais acentuada.

O Bundesbank entende que a dimensão da recessão da economia alemã no quarto trimestre deste ano e no primeiro trimestre de 2023 é “incerta”. No boletim de novembro, publicado esta quarta-feira, o Bundesbank adverte que “a incerteza sobre o fornecimento de energia e os custos da mesma pesam muito sobre as empresas” e que a economia alemã poderá encolher significativamente no semestre de inverno.

Enquanto isso, o grupo Trafigura, um dos maiores traders mundiais de matérias-primas, está mais otimista quanto à crise energética na Europa durante este inverno. O tempo menos rigoroso das últimas semanas pode ser um sinal de que o continente vai conseguir escapar aos cenários mais preocupantes de escassez de gás natural, que assentam na redução significativa do fornecimento por parte da Rússia, noticia a Bloomberg.

Nos mercados do petróleo, a cotação do barril de Brent para entrega em janeiro — que serve de referência às importações nacionais — terminou esta quarta-feira no mercado de futuros de Londres em baixa de 3,34%, para 85,44 dólares.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street fecha em alta após Fed sinalizar abrandamento no ritmo de subida das taxas de juro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião