Metro de Lisboa fecha acordo para aumentos de 0,9% este ano

No âmbito do acordo com os sindicatos, o Acordo de Empresa estende-se por mais dois anos, até 2026.

O Metropolitano de Lisboa fechou acordo com os sindicatos para aumentos de 0,9% dos salários dos trabalhadores para este ano, com retroativos a janeiro. Acordo de Empresa estende-se por mais dois anos, até 2026.

“A obtenção deste acordo é fundamental para a estabilidade social na empresa e para a qualidade do serviço prestado, o que se refletirá positivamente na execução dos trabalhos em curso para a expansão e modernização da rede e na melhoria das condições de trabalho e bem-estar dos seus trabalhadores”, informa a transportadora em comunicado.

O acordo agora alcançado prorroga o atual Acordo de Empresa por mais dois anos, até 31 de dezembro de 2026, prevendo ainda a “atualização das tabelas salariais com início de efeitos a 1 de janeiro de 2023, de acordo com os valores que vierem a ser definidos no OE 2023”.

Continua ainda a “decorrer o processo negocial para o próximo ano e o esclarecimento do conceito de idade legal de reforma que passou a abranger, quer a idade normal de reforma, quer a idade pessoal de reforma”, informa.

A 18 de novembro, os sindicatos representativos dos trabalhadores do Metropolitano revelavam ter chegado a acordo com administração da empresa sobre as reivindicações para 2023, embora tenham reconhecido que ficaram “muito afastados dos objetivos” propostos. Em comunicado, a Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) adiantou que a última proposta apresentada pela administração do Metropolitano de Lisboa foi aprovada por “uma larga maioria dos trabalhadores” presentes nos dois plenários realizados, ficando a assinatura do acordo marcada para esta sexta-feira.

Contudo, na ocasião, a FECTRANS reconheceu que se ficou longe dos objetivos propostos pelos sindicatos para os trabalhadores da empresa, que realizaram este ano várias greves, a última das quais de 24 horas, no final de outubro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metro de Lisboa fecha acordo para aumentos de 0,9% este ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião