Há greve de comboios amanhã. Conheça os serviços mínimos na CP e Fertagus

Greve de 24 horas de trabalhadores da CP e da Infraestruturas de Portugal, que reivindicam prémio para mitigar efeito da inflação, só garante serviços mínimos para 25% das circulações de comboios.

Na quarta-feira há greve de comboios e vai haver impactos nos serviços da CP e da Fertagus. As duas transportadoras apenas conseguirão assegurar 25% das circulações durante o dia da paralisação dos trabalhadores, ao abrigo dos serviços mínimos definidos pelo Tribunal Arbitral do Conselho Económico e Social.

No caso da CP, estão decretados serviços mínimos para os comboios suburbanos de Lisboa e do Porto, serviços regionais e de longo curso. A lista de comboios programados pode ser consultada através desta página. Também se poderão registar perturbações no serviço no final desta terça-feira e no início de quinta-feira, 1 de dezembro.

Quem já comprou um bilhete e não o puder usar durante o dia de amanhã, pode pedir a revalidação ou o reembolso do ingresso sem quaisquer custos através da página oficial da CP ou diretamente nas bilheteiras. Se o pedido de reembolso for feito pela internet, é necessário indicar nome, morada postal, IBAN e NIF, “até 10 dias após terminada a greve”.

Também estão previstos serviços mínimos na Fertagus, a empresa que assegura os comboios entre Roma-Areeiro e Setúbal. Para minimizar os impactos da greve, a transportadora vai pôr ao serviço apenas comboios duplos, isto é, duas automotoras com quatro carruagens acopladas. A lista de viagens previstas pode ser encontrada através desta página.

Na quarta-feira, os trabalhadores da CP cumprem uma greve de 24 horas, em conjunto com os trabalhadores da Infraestruturas de Portugal, reivindicando um prémio financeiro para mitigar os efeitos da inflação e o cumprimento do Acordo de Empresa.

Nos termos do pré-aviso de greve, divulgado a 17 de novembro, os trabalhadores “lutam pela atribuição de um prémio financeiro anual que compense a perda de [poder de] compra verificada no ano de 2020, pela atualização do subsídio de alimentação, pelo fim da discriminação entre sindicatos, pelo cumprimento do Acordo de Empresa em vigor e pela realização do processo de avaliação de desempenho em falta, referente ao período de maio de 2021 a abril de 2022”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Há greve de comboios amanhã. Conheça os serviços mínimos na CP e Fertagus

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião