TAP vai recorrer ao Tribunal Arbitral para definir serviços mínimos na greve dos tripulantes

  • ECO
  • 29 Novembro 2022

Depois de não ter chegado a um "entendimento" com o SNPVAC, TAP diz que vai recorrer “à arbitragem do Conselho Económico e Social” para que seja tomada uma decisão.

A TAP vai recorrer ao Tribunal Arbitral para que sejam definidos quantos voos terão de ser garantidos através dos serviços mínimos durante a greve dos tripulantes de cabine nos dias 8 e 9 de dezembro, depois de a administração da companhia não ter chegado a acordo com o Sindicato Nacional do Pessoal de Voo da Aviação Civil (SNPVAC), avança o Jornal de Negócios.

Na semana passada, o SNPVAC já tinha aberto a porta a serviços mínimos durante a greve de 24 horas, mas apenas para quatro situações. Agora, um comunicado interno da administração da TAP indica que houve uma reunião na passada sexta-feira para “tentar encontrar um consenso quanto à abrangência dos serviços mínimos a assegurar durante o período da greve”, mas que, não tendo chegado a um “entendimento” com o SNPVAC, vai recorrer “à arbitragem do Conselho Económico e Social” para que seja tomada uma decisão.

Em declarações citadas pelo Jornal de Negócios, o presidente do SNPVAC, Ricardo Penarróias, sublinha que na reunião, que decorreu sob mediação da Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho, “a TAP não apresentou o número de voos que queria ver assegurados”, levando esse assunto apenas ao tribunal arbitral. De acordo com a informação que consta do pré-aviso da greve convocada pelo SNPVAC, os voos de ligação às ilhas estão fora dos serviços mínimos, o que Ricardo Penarróias justifica com a existência de “mais alternativas”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TAP vai recorrer ao Tribunal Arbitral para definir serviços mínimos na greve dos tripulantes

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião