Crédito à habitação: amortização antecipada custa até 50 milhões ao Estado

Depois de suspender a comissão de reembolso antecipada dos créditos à habitação, Governo revela que a medida terá um custo orçamental entre 20 e 50 milhões pela não cobrança do imposto de selo.

Nas medidas de apoio às famílias, para mitigar o impacto da subida das taxa de juro, o Governo suspendeu a comissão de amortização parcial ou total do crédito à habitação indexados à taxa variável, atualmente cifrada em 0,5% sobre o capital amortizado. E também deixou de cobrar o imposto de selo associado.

A isenção do imposto de selo terá um impacto orçamental entre 20 milhões e 50 milhões de euros, “dependendo do comportamento das famílias na adesão à amortização antecipada”, esclarece o Governo, esta quarta-feira, num documento de perguntas e respostas sobre o diploma.

O Governo lembra que há cerca de 2,1 milhões de devedores com empréstimo à habitação, dos quais 90% têm contratos com taxa de juro variável. “Em 2021, o montante médio do crédito à habitação era de 126.580 mil euros.”

Esta medida, juntamente com todas as outras que o governo adotou para ajudar as famílias com crédito à habitação, entrou em vigor a 26 de novembro com a publicação do decreto-lei em Diário da República no dia anterior e vigorará até ao final do próximo ano.

Saiba tudo o que muda no crédito à habitação com o diploma do Governo através do descodificador que o ECO fez sobre esta matéria.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito à habitação: amortização antecipada custa até 50 milhões ao Estado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião