PME

Powerbanks para camiões de frio vencem Prémio PME Inovação da COTEC

Projeto desenvolvido pela Addvolt, empresa fundada em 2014 em Matosinhos e liderada por Bruno Azevedo, venceu a 18ª edição dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI.

A Addvolt é a vencedora da 18ª edição dos Prémios PME Inovação COTEC-BPI. A empresa sediada em São Mamede de Infesta, no concelho de Matosinhos, apresentou-se com um projeto de powerbanks para camiões de frio, tendo sido escolhida entre as mais de 200 candidaturas.

O anúncio da empresa distinguida em 2022 foi feito esta quarta-feira por Pedro Barreto, administrador do BPI e presidente do júri, durante o 12.º Encontro PME Inovação COTEC, que se realiza no Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões e que tem como tema “Em contra ciclo”.

Fundada em 2014 e liderada por Bruno Azevedo, a empresa nortenha desenvolveu, patenteou e comercializa em mais de dez mercados de três continentes um sistema pioneiro plug-in para alimentar o sistema de refrigeração em modo elétrico, reduzindo o desperdício no transporte, o consumo de combustível e as emissões.

Após receber o prémio das mãos do Presidente da República, Miguel Sousa, diretor de operações da Addvolt, destacou o orgulho e o “momento de felicidade” de ver reconhecida a tecnologia desenvolvida pela empresa, ao fim de “oito anos de esforço, de tanta iniciativa e energia”, agradecendo igualmente aos stakeholders que “acreditaram no projeto”.

Na lista de finalistas ao prémio estavam projetos para garantir a integridade da produção industrial (Controlar, de Braga), na área dos alimentos funcionais de alto valor (ITS-ETSA, de Coruche), para a produção de “vinhos perfeitos” (Casa Niepoort), de vestuário técnico desportivo para alta competição (P&R, de Barcelos) e um produto para transcrição automática da linguagem humana, da lisboeta Voice Interaction.

Finalistas do Prémio PME Inovação COTEC-BPI 2022Vítor Hugo Teixeira

Jorge Portugal, diretor geral da COTEC, explicou ao ECO que os critérios de seleção incluíram a robustez financeira, o investimento nas várias dimensões da inovação e o desenvolvimento económico. E as potenciais vencedoras tinham cinco características comuns: robustez nas exportações; ritmo de crescimento anual a rondar 10%; produção de riqueza acima da média das PME nacionais; salários acima da média; e investimento em conhecimento.

O Prémio PME Inovação COTEC-BPI distingue anualmente as empresas em todos os setores de atividade económica que se têm notabilizado pela sua liderança, cultura, boas práticas de gestão, crescimento e criação de valor assente na utilização de conhecimento e inovação, de acordo com a organização.

E as vencedoras deste prémio, criado em 2005, evidenciam uma “trajetória de crescimento robusto e sustentado ao longo da última década”, a uma taxa média de 10% ao ano, acrescenta a entidade liderada por António Rios Amorim. Em destaque estiveram já projetos na área das tecnologias de informação, engenharia, agroalimentar, mobilidade, têxteis técnicos, robótica, automação e farmacêutica.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Powerbanks para camiões de frio vencem Prémio PME Inovação da COTEC

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião