António Rios Amorim sucede a Isabel Furtado na liderança da COTEC Portugal

Presidente da Corticeira Amorim vai substituir a homóloga da TMG Automotive, que foi a primeira mulher à frente desta associação que promove a inovação e a cooperação tecnológica entre as empresas.

António Rios Amorim vai ser o próximo presidente da COTEC Portugal, confirmou o ECO junto do empresário. O líder da Corticeira Amorim, 54 anos, prepara-se para substituir Isabel Furtado, CEO da TMG Automotive, que foi a primeira mulher a ocupar este cargo.

O nome de Rios Amorim vai ser proposto na assembleia geral que está agendada para 11 de maio em Lisboa e em que, segundo a Exame, que avançou com a notícia, deverá participar Marcelo Rebelo de Sousa. Na qualidade de chefe de Estado, é também presidente honorário desta associação que promove a inovação e a cooperação tecnológica entre as empresas.

Constituída em 2003, a COTEC Portugal tem sede no Porto e uma delegação em Lisboa. Engloba empresas multinacionais, grandes grupos nacionais e PME, de vários setores de atividade, representando em termos agregados mais de 16% do PIB em valor acrescentado bruto e 8% do emprego privado.

As atividades principais incluem a “antecipação e reflexão sobre temas-chave da inovação com impacto na competitividade das empresas, a ativação de plataformas e redes colaborativas, e a contribuição para a melhoria de políticas públicas em matérias de inovação”.

No encerramento do 15º encontro da COTEC, realizado na semana passada em Braga, o Presidente da República alertou que o setor da cultura e das indústrias criativas tem de ser incluído na recuperação da economia depois da pandemia. E destacou que esta associação de Portugal a Espanha e Itália proporcionou mais investimento e empatia comercial.

António Rios AmorimHenrique Casinhas/ECO

Rios Amorim, que era até agora presidente do conselho geral da COTEC Portugal, ocupa igualmente uma das vice-presidências – a outra é de Cláudia Azevedo, CEO da Sonae – da nova Associação Business Roundtable Portugal, fundada em 2021, que é liderada por Vasco de Mello, chairman do Grupo José de Mello.

Em 2021, as vendas da Corticeira Amorim superaram, pela primeira vez, os 800 milhões de euros (837,8 milhões, uma subida de 13,2% face a 2020). O grupo, que aumentou 16% os lucros, em termos homólogos, empregava um total de 4.642 pessoas a 31 de dezembro, das quais perto de 3.300 em Portugal.

Embora também tenha unidades no norte de África, em França e nos Estados Unidos da América (EUA), é em Portugal que está o grosso da operação industrial do grupo que lidera o setor corticeiro a nível mundial. Tem polos no Alentejo e no Ribatejo (Coruche), mas o fabrico está sobretudo baseado num raio de cinco quilómetros de Santa Maria da Feira, onde a holding está sediada.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

António Rios Amorim sucede a Isabel Furtado na liderança da COTEC Portugal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião