Amorim alia-se à família Ribeiro nas rolhas com cápsula de madeira

Corticeira Amorim constituiu joint-venture com J.C. Ribeiro para produzir cápsulas de madeira. Acordo envolve aumento de capital de 14,3 milhões de euros e construção de fábrica na Feira.

A Corticeira Amorim anunciou esta quarta-feira a constituição de uma joint-venture com a J.C. Ribeiro para o fabrico de cápsulas de madeira, que são componentes das rolhas capsuladas. O acordo entre as duas empresas envolve um aumento de capital de 14,3 milhões de euros e prevê a construção de uma fábrica em Santa Maria da Feira.

Numa nota enviada à CMVM, o grupo liderado por António Rios Amorim sublinha que a nova sociedade Elfverson é detida em partes iguais pela sua filial Amorim Bartop e pela J.C. Ribeiro, que se dedica em exclusivo à produção e comercialização de rolhas capsuladas. Fundada há 35 anos e sediada igualmente em Mozelos, tem 90 trabalhadores, presença em 15 países e faturou 34,4 milhões de euros em 2021.

“Tanto a Amorim Bartop como a J.C. Ribeiro SGPS têm vindo a constatar um crescimento da procura de rolhas capsuladas por parte dos seus clientes, nomeadamente de rolhas com cápsula de madeira. As cápsulas de madeira constituem um componente das rolhas capsuladas, cujo fabrico exige recurso a novas tecnologias, por forma a assegurar qualidade e exclusividade do produto final”, justifica a Corticeira Amorim.

Neste comunicado, o grupo nortenho detalha que a joint-venture foi concretizada através de um aumento de capital no valor aproximado de 14,3 milhões de euros, “realizado por entradas em dinheiro da J.C. Ribeiro SGPS e por entradas em espécie da Amorim Bartop através da entrega de 27.000 ações representativas da totalidade do capital social da Elfverson & Co Aktiebolag, sociedade sueca que se dedica exclusivamente à fabricação e comercialização de componentes”.

Este investimento é anunciado pela Corticeira Amorim um dia depois de reportar um aumento de 8,6% nos lucros relativos ao primeiro trimestre deste ano, para um total de 20,1 milhões de euros. Num período em que assumiu imparidades por causa da exposição aos mercados da Rússia, Ucrânia e Bielorrússia, salvaguardou que a subida dos custos com energia, pessoal e matérias-primas travaram um maior crescimento nos primeiros três meses de 2022.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Amorim alia-se à família Ribeiro nas rolhas com cápsula de madeira

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião