Sonae consegue mais-valia de 79 milhões de euros com venda da MDS

Operação de venda do grupo segurador MDS, fechada quase um ano após o anúncio, resulta num encaixe de 104 milhões de euros e numa mais-valia de 79 milhões para a holding liderada por Cláudia Azevedo.

Quase um ano depois de ter sido anunciada, dois dias antes o Natal, a venda do grupo MDS ao grupo britânico Ardonagh, através da subsidiária Ardonagh Overseas Investments Limited, foi concluída esta sexta-feira. José Manuel Fonseca vai continuar a liderar a corretora de seguros e consultora de gestão de risco.

José Manuel Fonseca

A Sonae, que detinha 50% do capital do grupo fundado há 35 anos, sediado no Porto e presente noutras 14 localidades portuguesas, informa, num comunicado enviado à CMVM, que a transação agora fechada resulta num encaixe de 104 milhões de euros e numa mais-valia de 79 milhões para o grupo português.

O conglomerado liderado por Cláudia Azevedo, parceiro de longa data da IPLF Holding, da família brasileira Suzano, frisa que “desta transação não resultará qualquer impacto nas receitas consolidadas nem no EBITDA subjacente consolidado da Sonae, uma vez que o grupo MDS já era consolidado nas contas do grupo pelo método de equivalência patrimonial”.

Fora de Portugal, o Grupo MDS tem escritórios no Brasil, onde é a maior corretora independente do país, além de Angola, Moçambique, Espanha, Suíça e Malta. Emprega mais de 1.000 colaboradores e gere anualmente mais de 900 milhões de euros em prémios de seguro, contanto com 1,2 milhões de clientes privados e empresariais.

Além das principais operações de corretagem e de mediação de seguros, o Grupo MDS, que irá ficar integrado na Ardonagh Global Partners, lançada em janeiro de 2021, detém ainda a Highdome PCC, em Malta que disponibiliza soluções alternativas ao mercado de seguros tradicional; a RCG – Risk Consulting Group, especializada em consultoria de gestão de riscos; e a MDS Reinsurance Solutions, focada em soluções de corretagem de resseguro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Sonae consegue mais-valia de 79 milhões de euros com venda da MDS

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião