TotalEnergies constrói central solar em Nisa num investimento de 100 milhões

  • Lusa
  • 7 Dezembro 2022

A central solar vai começar a ser construída numa área de 230 hectares, a partir de 2023. Projeto já obteve Declaração de Impacte Ambiental favorável.

A TotalEnergies vai investir 100 milhões de euros na construção de uma central solar, em Nisa (Portalegre), com capacidade instalada de 128 megawatts (MW) e produção anual prevista de 234 gigawatts hora (GWh), disse esta quarta-feira fonte da empresa.

Em resposta à agência Lusa, fonte da TotalEnergies avançou que o investimento na Central Solar de Falagueira será de 100 milhões de euros. A central solar vai começar a ser construída numa área de 230 hectares, a partir de 2023, acrescentou.

Em comunicado, a TotalEnergies salienta ainda que este é o “maior investimento” em energias renováveis feito naquela região, com uma produção de energia elétrica suficiente para “suprir 16 vezes” o consumo doméstico do concelho de Nisa.

A empresa, que espera que o projeto esteja concluído em 2024, sublinha que, com a capacidade a instalar e a respetiva produção anual, a central vai permitir evitar a emissão para a atmosfera de “cerca de 31.000 toneladas” de dióxido de carbono (CO2). “Este projeto já obteve Declaração de Impacte Ambiental favorável pela Agência Portuguesa do Ambiente e Licença de Produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG)”, pode ler-se no documento.

De acordo com os promotores do projeto, “encontra-se a decorrer” o licenciamento camarário, sendo este o “último passo” que permitirá a construção da Central Solar da Falagueira.

“Para além da considerável mais-valia ambiental e contribuição para a segurança energética do concelho e do país, é de salientar a enorme contrapartida financeira que permitirá ao município um encaixe na ordem dos 1,3 milhões de euros, a serem canalizados para benefício do concelho”, sublinham ainda no comunicado.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

TotalEnergies constrói central solar em Nisa num investimento de 100 milhões

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião