Bancos da Zona Euro devolvem antecipadamente 447,5 mil milhões ao BCE

  • Lusa
  • 9 Dezembro 2022

Os bancos comerciais da Zona Euro vão devolver ao Banco Central Europeu um montante adicional de 447,5 mil milhões de euros. Reembolso será feito no dia 21 de dezembro.

Os bancos comerciais da Zona Euro vão devolver ao Banco Central Europeu (BCE) um montante adicional de 447,485 mil milhões de euros em liquidez a taxas de juro baixas a três anos porque a instituição alterou as condições.

O BCE disse esta sexta-feira que o reembolso antecipado dos empréstimos feitos no âmbito das operações de refinanciamento de prazo alargado direcionadas (em inglês, TLTRO) será liquidado em 21 de dezembro.

Este montante vem juntar-se aos quase 300 mil milhões de euros que foram reembolsados antecipadamente em 23 de novembro.

Os bancos comerciais tiveram de notificar o seu banco central nacional até às 17h00 do dia 7 de dezembro, o mais tardar, dos montantes a serem reembolsados antecipadamente.

Estes montantes são vinculativos, uma vez comunicados ao banco central.

Entre setembro de 2019 e dezembro de 2021, o BCE emprestou aos bancos liquidez a três anos a taxas de juro muito baixas, mesmo negativas, para que estes pudessem emprestar rapidamente à economia real, às empresas e às famílias, e assim impulsionar o crescimento económico, especialmente durante a pandemia.

Mas agora quer que os bancos devolvam os empréstimos muito baratos e, para o fazer, agravou as condições das operações.

O BCE começou a aumentar as taxas de juro em julho, aumentou-as novamente em setembro e outubro e deverá voltar a fazê-lo em dezembro.

As taxas de juro do BCE situam-se agora em 2% e a facilidade de depósito, através da qual a instituição remunera os depósitos dos bancos a um dia, em 1,50%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bancos da Zona Euro devolvem antecipadamente 447,5 mil milhões ao BCE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião